
Publicado às 05h17 desta quarta-feira (28)
Nesta terça-feira (27), a professora Amanda do Nascimento, moradora do Alto Bom Jesus em Serra Talhada, entrou em contato com o Farol de Notícias para reclamar da situação desagradável que os moradores da Barra do Bonito, Zona Rural do município, têm passado por causa de um curtume em Carnaúba do Ajudante.
Amanda contou ao Farol que no Sítio que fica próximo à Barra do Bonito, há uma curtume que tem tirado a paz dos moradores, pois o fedor é insuportável. Ela relatou que já conversou com o proprietário no mês passado, e ele deu um prazo de 17 dias para resolver o problema.
Passados os dias, neste domingo (25), a professora Amanda foi passar o Natal juntamente com a família na Fazenda, mas foram expulsos pelo odor. Diante da situação, entrou em contato com o proprietário do curtume novamente, que mais uma vez ficou de solucionar o contratempo.
“Conversei com ele, e ele foi lá e disse que não sabia que fedia tanto e nos prometeu que iria tomar uma atitude. Uma salgadeira, que o povo chamava antigamente de curtume. A gente foi dormir no Natal e não aguentamos, tivemos que voltar. Conversei com ele no dia 25, ele falou que iria encontrar uma solução, pois há famílias que precisam trabalhar”, disse Amanda do Nascimento.
Tentando outra solução, Amanda entrou em contato com a Vigilância Sanitária de Serra Talhada no domingo de Natal e foi informada que dois funcionários testaram positivo para Covid-19 e que, diante da situação, não seria possível enviar uma equipe ao local naquele momento. Nesta segunda-feira (26) retornou a ligar para a Vigilância Sanitária.
“Liguei para a Vigilância Sanitária dia 25. Na segunda, liguei novamente e falaram que estavam providenciando, mas alguns funcionários estão com Covid”, relatou a Amanda fazendo um pedido:
“Que fosse pelo menos alguém ver as condições e o que deve ser feito, para que não prejudique várias famílias. Sabemos que é um meio de vida deles, mas não queremos ser prejudicados e nem prejudicar. Os moradores estão precisando vir para a cidade porque não estão aguentando ficar lá final de semana, têm uns que moram lá e a situação não está boa. É carniça pura! é uma situação que só Deus! Ninguém consegue almoçar ou jantar ”, destacou.
O OUTRO LADO
Nesta terça-feira (27), o Farol de Notícias entrou em contato com a Vigilância Sanitária de Serra Talhada que de prontidão respondeu, confira abaixo:
Nota da Vigilância Sanitária de ST
A equipe retornou às 12 horas do local da denúncia. Ao chegar In loco constataram que não é um curtume, e que recentemente receberam a visita do CPRH, órgão que orientou apenas a reduzir o armazenamento dele, pois o mesmo já recebe a matéria prima, o couro de boi, praticamente pronta, apenas para secar e fazer o transporte.
Também foi observado que as casas mais próximas ficam em média há 400 metros. Diante de tal situação, iremos analisar o caso juntamente com um órgão ambiental e ver a melhor solução para que ninguém saia prejudicado.
Att. José Elison Gomes dos Santos
Coordenador de vigilância sanitária.
11 comentários em Salgadeira em ST tira a paz de moradores