Por G1
Equipes de resgate na Síria comemoraram quando retiraram um menino preso sob os escombros de um prédio desabado na cidade de Jindiris (veja vídeo abaixo), na noite desta segunda-feira (6).
“Vamos, Haroon, vamos”, gritaram os socorristas do “Capacete Branco” enquanto puxavam ele pelo pé.
Depois dele se desprender dos detritos, Haroon desliza para o lado e começa a ser puxado. Ele então é puxado até a beirada do local. Demonstrando dores mais fortes, ele é carregado pela equipe de resgate (veja o vídeo clicando aqui).
Nas áreas atingidas pelo terremoto, no noroeste da Síria, os esforços de resgate foram prejudicados pela falta de equipamentos e pelas condições de congelamento na maioria dos locais.
As equipes limparam pilhas de detritos usando ferramentas improvisadas e suas próprias mãos.
- Mais de 5 mil mortes foram confirmadas – 3.549 na Turquia e 1.612 na Síria.
- A OMS afirmou que o número de vítimas pode ser até oito vezes maior.
- Há mais de 10 mil feridos e milhares de desaparecidos.
- Mais de 70 países já ofereceram ajuda humanitária e envio de equipes de resgate para ajudar nas buscas. O governo turco declarou estado de emergência por três meses em dez cidades.
- Mais de 70 réplicas foram registradas até a manhã de terça.
- O terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, bem perto da fronteira com a Síria.O tremor durou cerca de um minuto e meio e teve um raio de alcance de 250 quilômetros.
- O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície – profundidade considerada muito baixa.O tremor também foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas nesses países.