Do Diario de PE
Orgulho do estado. A nadadora pernambucana Carol Santiago, de 37 anos, conquistou o título de melhor paratleta feminina no Prêmio Paralímpico de 2022, realizado nesta quinta-feira (9), em cerimônia no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O evento tem como intuito homenagear os atletas paralímpicos que se destacaram durante o ano em competições nacionais e internacionais. Na categoria masculina, o prêmio de melhor paratleta foi dado ao judoca paraibano Wilians Araújo.
Em 2022, Carol Santiago, da classe S12 (atletas com deficiência visual), conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata no Mundial de natação paralímpico, disputado na Ilha da Madeira, em Portugal. Foram cinco prêmios individuais: ouro nos 100 metros borboleta; 100 metros livre; 50 metros livre; 100 metros peito e uma prata 100 metros costas. E duas conquistas de forma coletiva, ouro nos revezamentos 4×100 medley e 4×100 livre.
“É muita emoção. Primeiro, eu quero agradecer a Deus por toda a minha história. O troféu premiou um programa [de provas], que foi tão difícil no ano passado. Essa premiação é do nosso programa. Queria agradecer também ao presidente Mizael Conrado. O resultado que tivemos dependeu muito dele”, diz Carol Santiago.
A premiação contou com a presença de Ana Moser, Ministra do Esporte, que fez questão de enaltecer a premiação dos atletas paraolímpicos. “É uma grande responsabilidade estar aqui como ministra. O esporte paralímpico é muito novo, mas, ao mesmo tempo, é organizado e eficiente. Nós admiramos muito o engajamento dos atletas paralímpicos. Inclusive, muitos viram gestores depois. É com muita honra que estou aqui celebrando toda essa qualidade que vocês entregam ao Brasil”, contou Ana Moser, Ministra do Esporte.
Além dos troféus de melhores atletas do ano, outras nove homenagens foram feitas no evento, que marcou os 28 anos de existência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na categoria “Atleta da Galera”, a vencedora foi a baiana Raíssa Machado, do atletismo, com 48% dos votos, por meio de votação popular.