Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Seu Crédito Digital
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório para todos os motoristas e comprova a capacidade de uma pessoa para dirigir veículos automotores. Ela é emitida pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).
Quais são os requisitos do programa?
Chamado de CNH Social, o programa é disponibilizado para pessoas com condições financeiras adversas, que desejam tirar habilitação mas não podem arcar com os custos do documento. Dentre aqueles que podem se beneficiar com a proposta, estão os inscritos no Bolsa Família. Aliás, esses beneficiários terão prioridade na aprovação. Além desse grupo, existem outros:
- pessoas com deficiência;
- agricultores;
- pessoas que tenham renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- ex-presidiários;
- pessoas sem registro na Carteira de Trabalho;
- pessoas sem emprego a mais de 1 ano;
- beneficiário de algum outro programa social.
Ademais, é necessário também cumprir com alguns requisitos. Confira:
- ser maior de 18 anos;
- saber ler e escrever;
- possuir o cadastro atualizado no CadÚnico;
- residir no estado que tem o programa CNH Social.
Aos que atenderem às regras do programa, é importante lembrar que as taxas são gratuitas e os candidatos podem se inscrever em um Centro de Formação de Condutores, as conhecidas autoescolas.
Como solicitar a CNH Social?
O programa CNH Social não está disponível para todas as regiões do Brasil. Apenas alguns estados garantem o benefício como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
Para requerer o documento de forma gratuita é preciso fazer o cadastro no site do Detran do estado onde se reside. É só ir na abas “CNH Social”, “CNH Popular” ou “CNH Gratuita”. Na sequência, será necessário fazer a inscrição colocando os dados solicitados. Em seguida, concluir o processo, e aguardar a análise do departamento.
6 comentários em CNH de graça para quem recebe Bolsa Família