Estádios da Ilha do Retiro, Arruda e Aflitos – Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco
Por Folha Pe
O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial, nesta quinta-feira (18), as regras para a liberação de charangas e bandeirões com mastros nas partidas de futebol no estado. A medida foi anunciada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na última segunda-feira (15) e foi válida na derrota do Sport para o São Paulo, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil.
Para conseguir liberar as charangas e o uso das bandeiras, os clubes mandantes deverão solicitar à Polícia Militar com até dois dias úteis de antecedência à partida.
Charangas
A quantidade máxima permitida para a banda é de até 12 músicos, com um instrumento por indivíduo. As charangas devem permanencer no setor determinado pelo Polícia Militar e ser acompanhada por um segurança privado a cada três integrantes do grupo.
“Fica proibida a execução de quaisquer cânticos/ou músicas, ainda que meramente reproduzidas de outros autores e intérpretes, que incitem a violência, homofobia, racismo, discriminações de quaisquer espécies, assim como, que façam apologia a outros crimes”, diz um trecho do ofício.
Bandeirões com mastro
Os bandeirões deverão ter, no máximo, 2,25m x 3m50m de dimensões, com os mastros feitos exclusivamente de bambu (entre 6m e 8m de comprimento). Os materiais ficarão exclusivamente nos setores indicados pelo BPChoque ou Unidade Militar responsável.
“As áreas onde se fizer a presença de torcedores com bandeirões com mastro deverão ser reforçadas com a presença de seguranças privado”, afirma o ato.
O Trio de Ferro joga como mandante na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O Sport encara o Botafogo-SP neste sábado (20), o Santa Cruz recebe o Campinense no domingo (21) e Náutico joga contra o Floresta-CE na segunda-feira (22).