Publicado às 17h33 desta quarta-feira (31)
Não satisfeita com o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ipa, área rural de Serra Talhada, uma moradora de Lajinha entrou em contato com o Farol de Notícias para fazer um desabafo e cobrar do governo municipal um atendimento de qualidade por parte do enfermeiro e do técnico da vacina da unidade. Ela também cobra um serviço de vacinação que atenda a todos. Outra queixa é o horário de funcionamento da unidade.
“Eu queria denunciar o posto de saúde do Ipa, moro em uma área descoberta chamada Lajinha. Sempre que chego nesse posto, o novo enfermeiro e o menino da vacina que também é novo, são todos abusados. Ontem fui para vacinar meus meninos, porque meu marido trabalha de roça, e só posso ir quando ele chega para o almoço. Quando cheguei, às 13h20, eles já haviam ido embora. Não sei como é que esse povo está no posto dia sim e dia não. Já dei mais de uma viagem perdida. Por que esse povo não fica até às 15h? Eles ganham para trabalhar até esse horário?”, desabafou a moradora, detalhando:
“Para nós adultos nos vacinarmos é um ‘muído’, porque não podem abrir a vacina se não tiver dez pessoas. Está difícil para nós da comunidade. Esse rapaz da vacina não sabe vacinar, e nós temos que ir para a rua. O povo não quer se vacinar por causa disso. É um troca, troca de gente aqui, com gente que não sabe vacinar. Nós não somos cachorros não! Eu espero que coloquem esse povo para trabalhar até a hora certa. Quero que tomem as providências em favor da comunidade que está sofrendo. Muitos de nós não podemos ir pela manhã porque pescamos e vamos para a roça. A gente vai para lá pensando que vai ter quem nos atenda até às 15h, mas não tem”.
O OUTRO LADO
Nesta terça-feira (30), o Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, que emitiu duas notas em resposta as queixas do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do IPA. Confira abaixo:
Nota 1 – Secretaria de Saúde
“Informamos que em hipótese alguma a vacina é negada por qualquer técnico da unidade, inclusive hoje, foram realizadas visitas domiciliares para vacinação. Em relação ao horário sempre zelamos pelo cumprimento, até porque o motorista chega na unidade no horário do traslado para a cidade, mas admitimos que um ou outro dia, ocorra diferença na hora da chegada, 30 minutos antes. Quanto ao atendimento, informamos que temos uma equipe para atender as duas comunidades, ou seja IPA e fazenda Nova, portanto, tem atendimento um dia em cada comunidade”.
Nota 2 – Robert Renner – Enfermeiro
“Venho através deste comunicado explicar que nunca existiu negação em vacinas. A comunidade do Ipa e região bem sabe que sou uma pessoa comprometida com o bem estar dos meus pacientes, sendo que no último mês cheguei a vacinar mais de 700 pessoas na USF IPA, Fazenda nova e bom sucesso. Os próprios moradores da região sabem disso, como hoje dia 30/05/2023, estive fazendo, na região dos paus branco. Em relação a horário, sempre mantive meu compromisso de estar na unidade no horário correto e sair somente quando necessário para resolver problemas em prol da minha comunidade.
No dia de ontem, segunda feira, estive no Bom sucesso, vacinando idosos e pacientes acamados que necessitavam dessas vacinas. Peço que quando houver denúncias assim, veja realmente o caso e o caráter de quem está trabalhando, pois em primeiro lugar o bem estar dos pacientes que é quem faz a saúde, e creio que em 6 meses de trabalho a frente da comunidade sempre tratei os meus pacientes da melhor forma possível, com o máximo de carinho possível. Assim finalizo”, atenciosamente Robert Renner, enfermeiro da USF IPA!
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