UPE realiza evento pioneiro para comunidade LGBTQIA de ST
Programa Falando Francamente – Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

O Programa Falando Francamente desta terça-feira (20) recebeu o  Professor da Universidade de Pernambuco e Mestre em Psicologia Clínica, Marcelo Ferreira Leite que falou sobre a terceira edição da atividade (TRANS) formação: Resistência e superação, uma ação voltada para a saúde do público LGBTQIA.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O evento, organizado pelos estudantes do 5° período de Medicina, sob a orientação do Professor Marcelo; acontecerá no Centro Municipal de Saúde – Cesp – Serra Talhada, no dia 02 de março e contará com a colaboração do médico psiquiatra Dr. Djulian Ribeiro, do psicólogo Alessandro Rezende e a participação de estudantes de odontologia e fisioterapia da UNINASSAU.

Além disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA estará realizando testes rápidos. Haverá também, serviços de vacinação, avaliação psicológica e odontológica; e fisioterapia. Todas as atividades acontecerão no Centro Municipal de Saúde, na Rua Comandante Superior, o antigo SESP>

Impacto social do evento

O professor Marcelo assegurou que o Campus Serra Talhada será pioneiro em construir ações voltadas para a valorização da luta e da política voltada para a comunidade LGBTQIA+ e lembrou a importância do atendimento  humanizado para este público.

UPE realiza evento pioneiro para comunidade LGBTQIA de ST

“Estes temas já deveriam ser orgânicos na formação médica, posto o fato do crescimento da população LGBTQIA+. Mas não só por isso, mas pela necessidade que tem de atender melhor, com mais humanidade e também com conhecimento técnico. É um tema complexo que requer maturidade emocional, psicológica, politica e cientifica” esclareceu o professor.

Confira a entrevista completa aqui