
No próximo domingo, 12 de maio, é celebrado o Dia da Enfermagem. Este é um mês importante para os profissionais da categoria: todo o mundo fala sobre questões ligadas à profissão. Com esse objetivo o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren), cumpre missão em Washington, nos Estados Unidos, durante esta semana.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O parlamentar foi convidado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para discutir questões sobre o desenvolvimento da enfermagem na América do Norte, América Central e Caribe e América do Sul. Dentre os participantes, professores universitários, pesquisadores, representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Durante esses dias, Gilmar tem dado publicidade à situação dos profissionais de enfermagem, em Pernambuco e no Brasil, para líderes de diversas nações: “Levei para o grupo a problemática que envolve a ampliação das ações realizadas pelos profissionais de enfermagem sem a devida remuneração compatível com o escopo de atividades. Expliquei também sobre a dificuldade da política remuneratória no Brasil”.
A situação das enchentes e mortes no Rio Grande Sul também ganhou destaque no evento mundial. O deputado pontuou a atuação dos profissionais de enfermagem: “Eles têm bastante autonomia e competências características de enfermeiros que já fazem práticas avançadas e são capazes de atuar, inclusive, sem a presença do profissional médico. A importância da categoria para a sociedade é incontestável, assim como o fato de que precisamos urgentemente de valorização. Vamos unir aliados internacionais para enfrentar esses problemas no nosso País”.