História da Capoeira no Brasil - Foto: Reprodução
História da Capoeira no Brasil – Foto: Reprodução

Cada esporte tem suas próprias características únicas que o tornam popular entre um amplo público de fãs e a capoeira não é exceção nesse aspecto.

Este esporte e arte marcial surge no Brasil durante o colonialismo. Representa uma forma de resistência à opressão dos senhores de engenho, que se expressa na especificidade da disciplina.

A capoeira também é em parte uma dança, portanto aspectos como andar em círculo, canto e instrumentos musicais são parte integrante da aula.

A disciplina produziu muitos mestres famosos, incluindo Bimba e Pastinha, o que levou ao surgimento de vários novos movimentos. Hoje o esporte está espalhado pelo mundo e conta com milhões de seguidores.

Origens e significado cultural da capoeira

Pela primeira vez este esporte e arte marcial aparece nas páginas de fontes no século XVIII. Segundo os pesquisadores, o surgimento da disciplina é precedido pela formação do quilombo que eram
comunidades de pessoas escravizadas que fugiam dos seus opressores.

O termo traduzido significa um broto que surge no lugar de uma árvore derrubada. Ou seja, a capoeira é em parte um movimento filosófico, no âmbito do qual se prega o renascimento do espírito do povo mesmo nas condições da
realidade colonial.

Inicialmente, a capoeira era popular no meio rural e somente no século XX alcançou as maiores cidades do país. O seu propósito original era fornecer proteção durante ataques, bem como desenvolver um mecanismo de resistência cultural para preservar a identidade dos escravos negros.

A primeira representação autêntica da capoeira surge em 1835, quando o artista John Rudegas viaja pelo interior e esboça o jogo em um dos recantos mais remotos do Brasil.

Este tipo de artes marciais se tornou proibido, pois os senhores de engenho 0 consideravam um símbolo de resistência ao seu poder, mas rapidamente se torna popular entre a população local.

Já na segunda metade do século XIX, surgiu nas periferias de grandes cidades como Salvador e Recife, e posteriormente conquistou o Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje é o bem fácil acompanhar os seus desportos preferidos, basta utilizar o site Major sport https://majorsportt.com, onde você pode apostar em seleções brasileiras e clubes estrangeiros e onde encontrará centenas de eventos de várias modalidades todos os dias, incluindo futebol, tênis ou corridas.

Mudanças Nas Técnicas De Capoeira Ao Longo Do Tempo

A técnica da capoeira mudou significativamente ao longo do tempo, em grande parte graças as atividades de mestres famosos e hoje existem dois estilos principais:

• Regional;
• Angolano.

A capoeira angolana foi originalmente criada para preservar a herança africana. Surgiu sob influência de
mestres baianos e embora fosse praticada como uma forma especial de capoeira, com o tempo ganhou enorme popularidade e se expandiu muito além do ramo regional.

A capoeira angolana tem um ritmo mais lento e comedido. É um esporte que está intimamente relacionado ao intercâmbio cultural e à preservação das tradições. Esta disciplina é caracterizada por uma música mais calma que combina com o andamento geral.

Uma alternativa é a capoeira regional que começou a tomar forma em 1918. Foi ela quem começou a se espalhar amplamente pelo mundo. Seu aspecto mais importante é o exercício físico que visa garantir a autodefesa.

A capoeira regional é frequentemente ensinada em academias, o que lhe confere maior aceitação social. Esta disciplina se distingue pelo desempenho acrobático e onde todos os participantes devem cumprir regras rígidas, mas é permitido contato mais sério dentro das partidas.

Famosos mestres de capoeira e suas contribuições

A capoeira baiana está amplamente associada ao nome do mestre Bimba. Ele fez muitas mudanças importantes que tornaram a prática mais popular entre um público mais amplo.

Bimba desenvolveu um novo padrão de movimento, que se revelou mais compreensível e simples para os não iniciados.

Seus esforços tornaram a disciplina acadêmica e também permitiram que a capoeira fosse ensinada aos entusiastas, mas, além dele, também são conhecidos mestres como Cobrinha Verde, Onsa Preta, Beer, Nage e muitos outros.

Capoeira Hoje: Esporte, Dança Ou Arte Marcial?

É impossível determinar com precisão o status da capoeira hoje. Tudo depende do que o mestre coloca na disciplina, bem como dos objetivos dos próprios alunos e esse é o atrativo do esporte.

Ela é ao mesmo tempo uma dança que melhora a coordenação dos movimentos e uma arte marcial completa voltada para a autodefesa.