
O Programa Falando Francamente desta terça-feira (02) recebeu o professor da Universidade de Pernambuco, Marcelo Leite, para falar sobre a sexta edição do projeto “Por uma saúde antirracista”.
O evento é promovido pelos estudantes de Medicina da UPE e tem por objetivo discutir os aspectos do racismo dentro da área da saúde, mostrando que há possibilidade de formar profissionais socialmente críticos e conscientes de que uma prática humana pode mudar vidas.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
MEDICINA NA UPE E DEBATE ANTIRRACISTA
“Em todo o seu tempo de existência, quantas vezes você foi atendido por um médico negro? Será que a população negra não tem condições de se tornar médica? A resposta é sim! Mas o acesso é historicamente dificultado. Posto fato, o curso de medicina ainda ser um curso de elite. Como é assistida a saúde dessa população? Uma população que vem sendo violentada há séculos. A gente padece do genocídio da população negra. Isso tem impacto na medicina. A violência obstétrica é muito mais praticado nas mulheres negras, porque são vistas como mulheres que suportam mais a dor. Se a gente silencia, quando é que isso vai ser mudado?”
O evento acontece no dia 10 de julho, no auditório da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, a partir das 19h e será aberto ao público com inscrições gratuitas disponível através deste link (acesse aqui).