INSS muda prorrogação do auxílio-doença, mexendo no bolso dos cidadãos
INSS muda prorrogação do auxílio-doença, mexendo no bolso dos cidadãos

Do FDR

Desde 1º de julho o processo para solicitar a prorrogação do auxílio-doença foi alterado no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). É que a portaria que permitia prorrogar o benefício sem perícia presencial perdeu sua validade, e agora novos métodos foram adotados.

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Todo trabalhador que não se sentir apto a voltar ao trabalho tem direito de pedir pela prorrogação do auxílio-doença. O pedido deve acontecer 15 dias antes do término do benefício, conforme indicado na perícia anterior.

O que muda no pedido de prorrogação do auxílio-doença no INSS?

A obrigatoriedade da perícia médica presencial para prorrogação do auxílio-doença no INSS voltou em 1º de julho.

No entanto, foi decido que se o tempo de espera para a realização da perícia for menor ou igual a 30 dias, a avaliação será agendada com a data de cessação administrativa.

E se o prazo para a realização da avaliação médica for maior do que 30 dias, o benefício será prorrogado por 30 dias sem agendamento da avaliação, sendo fixada a data de fim do benefício.

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Como pedir a prorrogação do auxílio-doença

O pedido de prorrogação do auxílio-doença no INSS é feito online, usando a plataforma Meu INSS. É importante que o trabalhador esteja atento aos prazos, e que apresente um atestado e/ou laudo médico sem rasuras.

  • acessar o Meu INSS e fazer login;
  • escolher a opção benefício por Incapacidade;
  • clique em Serviços Disponíveis;
  • escolha Pedir Novo Benefício;
  • leia as instruções e clique em avançar;
  • é necessário anexar os documentos solicitados;
  • ele pode escolher receber notificações pelo WhatsApp ou acompanhar pelo telefone 135;
  • depois é necessário confirmar os dados do pedido;
  • na etapa seguinte, deve ser informado se a incapacidade é temporária ou permanente; se a pessoa titular do benefício está presa em regime fechado e se houve acidente de trabalho;
  • depois, anexe (em PDF) o documento médico, documento de identificação com foto e informe alguns dados do documento médico;
  • revise os documentos adicionados e clique em avançar;
  • na etapa seguinte, será necessário informar o vínculo empregatício;
  • depois, o segurado deve indicar a agência do INSS e o local de pagamento, além de informar CEP;
  • a tela final pedirá para que o segurado confirme todas as informações e, se estiverem certas, em avançar.