
Fotos: Duda CavalcantiO
Programa Falando Francamente, na TV Farol, recebeu na manha desta segunda-feira (5) a diretora da XI Geres (Gerência Regional de Saúde) o neurologista Danúzio Oliveira e a socorrista Marcele Fabricia para falar sobre a Iniciativa Angels no tratamento de pacientes com AVC em Serra Talhada.
O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que oferece qualificação aos profissionais e os centros de AVC (Acidente Vascular Cerebral) já existentes. Além disso, auxilia na implementação de novos centros.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Mais de 150 hospitais brasileiros participam da iniciativa e no mundo o número de unidades de saúde assistidas pelo Angels é de 2.800. O programa tem apoio da Organização Mundial de AVC e da Organização Ibero-americana de Doenças Cerebrovasculares.
Karla Millena explicou que para a implementação do programa em Serra Talhada contou com o auxilio da secretaria de Saúde de Pernambuco e a municipal, Secretaria de Educação, SAMU, os hospitais regionais Eduardo Campos (HEC) e Professor Agamenon Magalhães (Hospam).
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“É um projeto com muitos atores, muitos parceiros. Nosso objetivo agora é prestar contas a população e divulgar para que a população possa ir para o local de referência para esse atendimento em AVC que é o Hospital Eduardo Campos. Já aconteceram formações para as equipes, do Samu, do Eduardo Campos, do Hospam, professores e crianças da rede municipal de ensino. As pessoas sentem os sintomas e ainda ficam em casa esperando. Nosso objetivo é atender com qualidade e se transformar em um grande centro de referência”, esclareceu Karla Millena.
A Coordenadora do Núcleo de Educação do Samu, Marcele Fabrícia, explicou aos telespectadores do Falando Francamente sobre o papel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Programa Angels.
“Nosso papel é principalmente no atendimento primário. [A nossa função] é realizar palestras, treinar as equipes. Temos algumas ações voltadas para a população no sentido de ensinar para que as pessoas saibam sobre os sintomas do AVC”, contou Marcele.
COMO IDENTIFICAR O AVC
O neurologista Danúzio Oliveira falou sobre a importância de identificar os sintomas de um AVC e acionar o socorro imediato. Segundo o profissional um atendimento eficaz é capaz de salvar muitas vidas.
“O AVC é a doença que mais mata no Brasil. Tem uma mortalidade muito alta. A gente precisa tratar bem o paciente com AVC aqui mesmo em nossa região. O Hospital Eduardo Campos tem esta estrutura e estamos tentando organizar essa cadeia onde o paciente sente o sintoma e já procura o atendimento de maneira correta e eficaz. Mas nós ainda precisamos educar mais a população, no sentido de reconhecer o sintoma e acionar o Samu para que possa chegar no hospital ainda com possibilidade de usar a medicação. O paciente teve o sintoma e só temos 4 horas e meia para fazer o trombolítico, o medicamento que reverte os sintomas”, explicou o profissional.
É importante reforçar que a entrada no Hospital Eduardo Campus é através de senhas, mas nos casos em que o paciente é encaminhado através do Samu a entrada é imediata.
Durante a entrevista, Dr. Danúzio revela quatro dicas de sinais do AVC. Veja também os principais sintomas no vídeo realizado pelos socorristas do SAMU.
1 comentário em Serra Talhada se integra ao Projeto Angels no apoio às vítimas do AVC