
Neste mês de agosto algumas famílias que são beneficiárias do programa Bolsa Família sofrerão uma redução no valor do seu benefício, recebendo metade do valor que geralmente teriam direito. Essa medida nada mais é do que uma estratégia do governo para adequar o programa a realidade de famílias que conseguiram melhorar sua situação financeira.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Entendendo o motivo da redução
Apesar de visar dar auxílio a famílias em situação vulnerável de renda, o Bolsa Família possui medidas que foram estabelecidas nesse ano de 2024 que determinam que famílias beneficiárias do programa que tiveram um aumento de renda significativo devam ter seu benefício reduzido em 50%.
– Essa medida visa preparar as famílias que estão conseguindo melhorar sua situação financeira para um eventual saída do programa.
O que acontece quando a redução é determinada?
Quando a renda per capita da família passa dos R$ 218 por mês, o valor do Bolsa Família será reduzido. Porém, essas famílias não serão cortadas de forma imediata, elas continuaram recebendo o benefício por até dois anos, mas com o valor reduzido em 50%, incluindo os adicionais que tem direito (crianças, adolescentes, gestantes e nutrizes).
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Como saber se o Bolsa Família foi reduzido?
– Através do aplicativo oficial do programa
– Procurar uma unidade do CRAS em sua cidade e buscar informações com um assistente social