Auxílio-gás vai mudar; veja como vai funcionar distribuição de botijão pelo governo - Foto: Reprodução
Auxílio-gás vai mudar; veja como vai funcionar distribuição de botijão pelo governo – Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (26) o Governo Federal anunciou novas mudanças no programa Auxílio-gás para 2025. O principal objetivo agora é alcançar mais famílias, saindo das 5,6 milhões atualmente e chegando a marca das 20 milhões no próximo ano.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O valor do auxílio é pago de forma bimestral atualmente, ou seja, mês sim e mês não o pagamento é incluso no Bolsa Família, ficando a critério do beneficiário como o extra será usado.

A ideia é que, a partir de janeiro de 2025, os beneficiários do Bolsa Família possam receber, dos revendedores, botijões de gás de cozinha de graça. O custo será subsidiado pelo governo. O texto ainda precisa ser aprovado no Congresso

O Auxílio-gás continuará vinculado ao Bolsa Família?

O Governo pretende separar os programas, uma vez que segundo o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, alguns beneficiários usam o dinheiro do Auxílio-gás para outras finalidades.

Quem tem direito ao auxílio?

Está incluso na reformulação a mudança do nome para “Gás para Todos”, apesar disso os critérios para receber continuarão os mesmos, sendo preciso estar inscrito no CadÚnico e ter renda mensal de até meio salário mínimo.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como vai funcionar?

Uma plataforma específica será criada para que os beneficiários possam se cadastrar e gerenciar seu auxílio. A Caixa Econômica Federal ficará responsável pela criação e as famílias poderão utilizá-la para retirar os botijões diretamente nas revendedoras credenciadas.