INSS convoca beneficiários do BPC para evitar bloqueio do auxílio
INSS convoca beneficiários do BPC para evitar bloqueio do auxílio

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago para idosos com mais de 65 anos ou para aqueles que possuem alguma deficiência ou doença incapacitante. Sendo necessário também estar inscrito no CadÚnico e não ter renda familiar superior a ¼ do salário mínimo por pessoa.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Recentemente o governo federal determinou a realização de um pente-fino para tentar reduzir gastos com o programa, cancelando o cadastro daqueles que possuem alguma irregularidade e estão recebendo de forma indevida.

Dessa forma o INSS está convocando de forma urgente os beneficiários para que eles possam regularizar seus cadastros e não percam o direito de receber o auxílio.

Quem será chamado para o pente-fino

É esperado que pelo menos 6 milhões de inscritos passem pelo pente-fino do BPC, o foco é analisar aqueles que:

– Recebem mas não estão inscritos no Cadastro Único;
– Estão com o Cadastro Único desatualizado há mais de 48 meses;
– Já não atendem mais aos critérios de renda ou de incapacidade.

Após convocado é necessário ficar atento aos prazos estabelecidos, depois de notificado a atualização do cadastro deve ser feita em 30 a 90 dias, enquanto os dados não estiverem confirmados o pagamento permanecerá bloqueado, se aprovado a pessoa volta a receber, se não, o bloqueio continua.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como regularizar

O titular do auxílio ou seu representante lega deve ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), lá deverá apresentar documentos que comprovem sua elegibilidade para receber o BPC, como comprovante de renda, atestado de pobreza, laudos médicos, entre outros. Feito isso será realizada uma análise que determinará a continuação ou não do bloqueio.