
O pente-fino no Benefício de Prestação Continuada (BPC) realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já foi iniciado e deve se estender durante o anos de 2025. O objetivo é que sejam economizados cercas de R$ 6 bilhões com a exclusão de pessoas que recebem se ter direito.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O INSS irá analisar o cadastro dos beneficiários do programa em busca de irregularidades como aumento de renda ou melhoria na condição que causava incapacidade. Inscritos que não apresentem nenhum problema nessas áreas não devem ser afetados.
Principais alvos do pente-fino no BPC
– Beneficiários do BPC não inscritos no CadÚnico.
– Beneficiários com o CadaÚnico desatualizado há mais de 48 meses.
– Pessoas que não mais atendem aos critérios de renda ou condição de incapacidade.
Como não ter o BPC cancelado
– Estar em dia com o Cadastro Único
– Ter renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa
– Ser um idoso com mais de 65 anos ou pessoa com deficiência
– Manter informações atualizadas
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O que fazer se for convocado
Caso seja convocado você receberá a notificação via SMS, extrato bancário ou carta, após isso é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando os documentos necessários (laudos médicos, comprovantes de renda, etc) que possam comprovar seu direito a receber o benefício.
Se você for convocado para o pente-fino do INSS, a notificação pode chegar por SMS, carta ou extrato bancário. Ao receber a convocação, você deve comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu município. É importante levar todos os documentos necessários, como comprovantes de renda, laudos médicos e atestados de pobreza, para provar a continuidade do direito ao benefício. Após a análise da documentação, o governo decidirá se o pagamento do benefício será mantido ou suspenso.