Júnior Matuto assume lugar de José Patriota na Alepe - Foto: Wesley D’Almeida/Divulgação
Júnior Matuto assume lugar de José Patriota na Alepe – Foto: Wesley D’Almeida/Divulgação

Do Pernambuco Notícias

Nesta terça-feira (24), Júnior Matuto (PSB) foi empossado como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), assumindo a vaga deixada pelo deputado José Patriota, falecido no dia 17 de setembro. Patriota, de 63 anos, estava internado em tratamento contra um câncer no fígado. A cerimônia de posse ocorreu durante uma sessão plenária, onde o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), oficializou a vacância do cargo e convocou o suplente para assumir a cadeira.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Júnior Matuto, que governou a cidade de Paulista por dois mandatos, entre 2012 e 2020, atualmente é candidato a prefeito da mesma cidade, localizada na região metropolitana do Recife. Inicialmente, o vereador Davi Muniz, do Recife, seria o sucessor de José Patriota, pois obteve mais votos que Matuto na eleição. No entanto, Muniz se desfiliou do PSB no início do ano, migrando para o PSD.

Conforme determina a Justiça Eleitoral, os mandatos parlamentares pertencem aos partidos políticos pelos quais os candidatos concorreram. Com a desfiliação de Muniz, o PSB reivindicou a suplência. Na segunda-feira (23), o partido formalizou um requerimento à Alepe, informando que a desfiliação ocorreu de forma voluntária. O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantêm um entendimento consolidado de que o mandato parlamentar pertence à legenda, o que garantiu a posse de Júnior Matuto.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Agora deputado estadual, Matuto deverá conciliar sua nova função com a campanha à prefeitura de Paulista.