/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/K/A/SKtNodSUmDbBhsLWwBRw/irma-inah.jpg)
Do g1
A pessoa mais idosa do Brasil vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre e adora sua rotina — o dia do idoso foi celebrado nacionalmente na última terça-feira (1º). Levou com bom humor quando foi perguntada sobre a sua idade. “Poucos anos. 116”.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Inah Canabarro Lucas nasceu em oito de junho de 1908 no interior do estado, na cidade gaúcha de São Francisco de Assis. Ela é uma supercentenária (seleto grupo formado por aqueles que têm mais de 110 anos) e considerada a segunda pessoa mais velha do mundo.
Segundo a biografia dela no site da LongeviQuest, grupo de pesquisadores que é referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo, quando criança Inah era tão magra que muitas pessoas não achavam que ela sobreviveria.
Inah teve seis irmãos e começou na vida religiosa aos 18 anos, em Montevidéu, no Uruguai. Depois morou no Rio de Janeiro, onde deu aulas de português e matemática.
Em entrevista ao “Bom Dia Rio Grande” desta segunda-feira (30), familiares e amigos que convivem com Inah contaram para a repórter Cristine Gallisa que ela não escuta nem enxerga tão bem, mas que gosta de manter sua rotina diariamente — mesmo horário para acordar, comer, dormir e rezar.
O segredo da longevidade?
“Eu acho que uma determinação de vida e de dedicação aos outros. E à espiritualidade”, disse Kleber Vieira Canabarro Lucas, sobrinho da religiosa, ao “Bom Dia Rio Grande”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Pessoa mais velha do mundo
Hoje, o título de pessoa mais velha do mundo pertence à japonesa Tomiko Itooka, que também tem 116 anos e é um mês mais velha que Inah.
Tomiko praticava vôlei na escola, trabalhou em uma fábrica têxtil na Coreia do Sul e teve duas filhas e dois filhos, segundo o GRG. Ela tinha gosto por escalar montanhas e até mesmo escalou o Monte Ontake (altitude 3.000 m) duas vezes, de acordo com a imprensa internacional.
Hoje ela vive em Hyogo, no seu país natal.