Novo valor do BPC em 2025: Governa confima o reajuste do benefício - Imagem: Jeane de Oliveira
Novo valor do BPC em 2025: Governa confima o reajuste do benefício – Imagem: Jeane de Oliveira

Do fdr

Pode comemorar o valor do BPC vai ser reajustado, a informação foi confirmada pelo governo federal. O novo valor ainda não será depositado neste mês, mas cai nas contas em breve. Confira de quanto será esse aumento e quando você vai receber.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O BPC é pago a partir do salário mínimo, isso significa que se o piso nacional é reajustado, o benefício também é. Para 2025 o governo já divulgou o novo salário mínimo que deve começar a valer a partir do começo do próximo ano.

O novo valor já está incluído no Proposta do Orçamento de 2025, divulgado pelo governo federal.

Valor do BPC em 2025

  • No começo de setembro o governo federal divulgou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025, enviado ao Congresso Nacional em agosto.
  • De acordo com o texto o salário mínimo de 2025 terá o valor de R$ 1.509.
  • O novo valor representa um aumento de R$ 97 em relação ao piso nacional atual, ou 6,87%.
  • Esse percentual representa 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 2,91% de aumento real a partir do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023.
  • O valor ainda é uma estimativa porque considera o INPC dos últimos 12 meses, que ainda será encerrado em novembro de 2024
  • Esse valor foi divulgado pelo próprio governo como uma estimativa, mas ainda precisa ser confirmado após a divulgação da inflação acumulada dos últimos 12 meses, o que só vai acontecer em novembro.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Quem pode receber o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada é pago aos idosos com mais de 65 anos e às pessoas com deficiência, com renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa.
Para recebê-lo não é necessário contribuir com o INSS, por outro lado, os titulares devem estar inscritos no CadÚnico.