Chá-verde é anti-estresse? Veja benefícios e receitas
Foto: MK/ Adobe Stock

Do Estadão

Os especialistas dizem: chá de verdade somente os descendentes da Camellia sinensis, o resto é infusão. Essa planta asiática produz chás preto, branco, oolong e verde. Ricos em antioxidantes e cafeína, esses chás são um presente para o cérebro e para o coração.

Uma substância presente no chá verde, a L-teanina, também apresenta ação anti-estresse. Estudos mostram que o composto favorece a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Chá verde com Framboesa

A forma mais comum de consumir o chá verde é através da bebida quente. Mas, quando misturado com outros produtos, ele pode brilhar e ganhar uma cara nova, é o caso do chá verde gelado com jasmim e framboesa. Bebida refrescante, com sabores sofisticados e a cara do Japão, veja a receita.

Ingredientes

12g de chá verde com jasmin

1 litro de água

Framboesas a gosto

Preparo

1.

Leve ao fogo 250 ml de água. Assim que ferver, desligue e ponha o chá. Deixe em infusão por 2 minutos.

2.

Coe, deixe esfriar e complete a bebida com 750 ml de água bem gelada, gelo e as framboesas. Quanto mais tempo a fruta ficar no chá, melhor.

Chá verde e matcha são a mesma coisa?

Muitas pessoas usam chá verde como sinônimo de matchá, mas eles não são a mesma coisa. Ambos são originários da mesma planta, mas o matchá é considerado um “tipo especial” de chá verde. O matchá passa por mais processamentos do que o chá verde comum e outros cuidados, que começam ainda no cultivo.

O matchá é colhido somente à noite, suas folhas são secas e moídas ao amanhecer, tornando o sabor mais forte. O chá verde também precisa passar pela infusão, enquanto o matchá é um pó diluído em água quente.