Saiba quais os carros mais seguros do Brasil, segundo Latin NCAP - Imagem: Reprodução/Internet
Saiba quais os carros mais seguros do Brasil, segundo Latin NCAP – Imagem: Reprodução/Internet

Com informações do Correio Braziliense

A segurança de um carro deve ser sempre uma das prioridades na hora de escolher qual modelo comprar. O Latin NCAP, programa que faz avaliação de carros para a América Latina e Caribe, analisou a segurança dos automóveis vendidos no Brasil. Oito deles, que não pertencem às categorias consideradas de luxo, conseguiram a pontuação máxima nos testes de resistência e eficiência de materiais, sendo considerados referências em estabilidade.

As classificações dos veículos são obtidas a partir de testes com carros reais, que colidem contra vários tipos de obstáculos. Quanto mais estrelas, melhor é o desempenho do carro no teste de colisão, aumentando a segurança para quem está a bordo.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

É importante ressaltar que, embora a maioria dos carros de luxo seja aprovada na avaliação, eles não são os únicos que asseguram a pontuação máxima em proteção. Veja oito modelos que não são considerados de luxo, mas que tiveram bons desempenhos nos testes.

Mitsubishi L200 Triton

Foto: Divulgação/Mitsubishi
Foto: Divulgação/Mitsubishi

A Mitsubishi L200 Triton, foi o último carro a ser avaliada pelo Latin NCAP, e demonstrou excelente segurança para todos os seus ocupantes.

A proteção disponibilizada para adultos atingiu 90%, enquanto para as crianças, 91%. Os sistemas de proteção diminuíram em 92% os efeitos das colisões.

As estruturas foram capazes de resguardar praticamente todo o corpo do passageiro à frente e do condutor. Nas colisões laterais, a proteção conseguiu ser ainda mais robusta. Porém, quando se tratou de colisões traseiras, foi observado um efeito rebote no pescoço dos ocupantes.

Para as crianças, a desaceleração torácica foi mais acentuada do que o previsto, causando preocupação, mas ainda sim a segurança foi classificada como elevada.

Volkswagen T-Cross

Foto: Vauxford/Reprodução
Foto: Vauxford/Reprodução

O modelo T-Cross, da Volkswagen, conseguiu proporcionar proteção de 92% para adultos e 90% para crianças. Os sistemas de proteção diminuíram em 85% os efeitos das colisões.

Assim como a L200 Triton, o carro não oferece proteção completa contra o efeito rebote em colisões traseiras e laterais. Nas últimas batidas, o motorista sentiu menos segurança no peito do que o esperado.

Chevrolet Tracker

As avaliações da Tracker, fabricada pela Chevrolet, foram realizadas em 2022 e mostraram que o carro proporciona uma alta proteção ao passageiro da frente. No entanto, para o condutor, o tórax e as pernas ficam à mostra.

A proteção atingiu 91% para adultos, 92% para crianças e os sistemas de suporte à segurança diminuíram em 83% os efeitos provocados pelas colisões.

A Tracker se sobressaiu em batidas traseiras por proporcionar proteção para o pescoço, o que reduz o efeito rebote.

Volkswagen Novo Virtus

Foto: Divulgação/VolksWagen
Foto: Divulgação/VolksWagen

O teste do Novo Virtus também foi feito em 2022, e obteve 92% de proteção para adultos e crianças, além de 85% de absorção de impactos em colisões.

Nos testes as colisões laterais com um poste causaram preocupação com relação ao tórax do condutor, porém, o carro demonstrou-se eficiente na proteção do pescoço no rebote.

Volkswagen Nivus

Foto: Divulgação/VolksWagen
Foto: Divulgação/VolksWagen

No Nivus, outro veículo da VolksWagen, a segurança atingiu 92% para crianças e adultos, absorvendo 85% dos impactos. No Novo Virtus, a proteção manteve-se praticamente inalterada, com uma pequena mudança na proteção superior do condutor em colisões frontais.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Volkswagen Taos

foto: Volkswagen/Reprodução
foto: Volkswagen/Reprodução

O terceiro veículo testado pela VolksWagen obteve 90% de proteção para crianças e adultos. Os mecanismos de proteção diminuíram em 85% os efeitos das colisões. O único porém ficou por conta dos choques laterais contra um poste, onde ocorreram lesões mínimas no peito.

Chevrolet Onix e Onix Plus

foto: Chevrolet/Reprodução
foto: Chevrolet/Reprodução

A análise dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus foi realizada em 2019 e seguiu padrões anteriores aos usandos atualmente. Os dois veículos foram classificados com cinco estrelas para passageiros adultos e crianças, contudo, a segurança contra impactos frontais foi um fator de preocupação para as pernas do condutor e do passageiro.

Em colisões com um poste, a proteção foi avaliada como insuficiente para ambos os modelos. No quesito segurança infantil ambos os carros foram elogiados.