Pular para o conteúdo

VIAGEM AO PASSADO

Quando o Comercial Futebol Clube virou noticia em 1980

Técnico do time profissional do Comercial, Sóstenes Ferreira. Foto publicada na revista Placar, em 1980
Técnico do time profissional do Comercial, Sóstenes Ferreira. Foto publicada na revista Placar, em 1980

Por Paulo César Gomes, professor, pesquisador, historiador, escritor, colunista do Farol e apresentador da TV Farol 

A coluna “Viagem ao Passado“, destaca neste domingo a imagem do técnico do time profissional do Comercial, Sóstenes Ferreira. Publicada na revista Placar, em 1980, a publicação circulava em todo o país.

Na fotografia, podemos perceber como os jogadores do Comercial tomavam conhecimento das suas respectivas movimentações dentro do campo. Em quadro riscado a giz, Sóstenes expõe a transição dos atletas nos três setores.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Principalmente a defesa e o meio-de-campo, onde se encontrava a maior movimentação, com base na posse de bola e no retorno para marcar o contra ataque. Apenas os jogadores ofensivos (atacantes), não tinham como tarefa o retorno a linha defesa, acima da grande área.

Na teoria, seria um time com funções bem ofensivas, sem esquecer da defesa. Pontas bastantes avançadas e laterais que não iam a linha de fundo.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O meio era coordenado pelo habilidoso Gula e o ataque pelo artilheiro Mimi. Lá estava a força física do inigualável Surrão. Em 1980, o Comercial foi pioneiro e se tornou o primeiro time do Sertão a disputar o Campeonato Pernambucano, na série A.

Abaixo,  podemos observar outra página com escrete alvirrubro, vestidos de Cangaceiros, no alto da Serra Talhada. Na oposição, o jornalista Lenivaldo Aragão, que cobriu a trajetória do time serra-talhadense, como “o terror do Sertão”.

Quando o Comercial Futebol Clube virou noticia em 1980

3 comentários em Quando o Comercial Futebol Clube virou noticia em 1980

GIL CARLOS
Foi justamente nesse período que comecei a acompanhar o futebol da nossa Serra Talhada,vindo posterior a trabalhar no rádio. Assistir a grandes jogos e jogadores, Mimi, o nosso amigo e eterno craque gula, bria, beto do batukão, surrão, oião, Didi, nego, demir, lanzoninho,etc Os nossos domingos eram abrilhantados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *