
Por Paulo César Gomes, professor, pesquisador, historiador, escritor, colunista do Farol e apresentador da TV Farol
A coluna “Viagem ao Passado“, destaca neste domingo a imagem do técnico do time profissional do Comercial, Sóstenes Ferreira. Publicada na revista Placar, em 1980, a publicação circulava em todo o país.
Na fotografia, podemos perceber como os jogadores do Comercial tomavam conhecimento das suas respectivas movimentações dentro do campo. Em quadro riscado a giz, Sóstenes expõe a transição dos atletas nos três setores.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Principalmente a defesa e o meio-de-campo, onde se encontrava a maior movimentação, com base na posse de bola e no retorno para marcar o contra ataque. Apenas os jogadores ofensivos (atacantes), não tinham como tarefa o retorno a linha defesa, acima da grande área.
Na teoria, seria um time com funções bem ofensivas, sem esquecer da defesa. Pontas bastantes avançadas e laterais que não iam a linha de fundo.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O meio era coordenado pelo habilidoso Gula e o ataque pelo artilheiro Mimi. Lá estava a força física do inigualável Surrão. Em 1980, o Comercial foi pioneiro e se tornou o primeiro time do Sertão a disputar o Campeonato Pernambucano, na série A.
Abaixo, podemos observar outra página com escrete alvirrubro, vestidos de Cangaceiros, no alto da Serra Talhada. Na oposição, o jornalista Lenivaldo Aragão, que cobriu a trajetória do time serra-talhadense, como “o terror do Sertão”.
3 comentários em Quando o Comercial Futebol Clube virou noticia em 1980