
O Programa Falando Francamente, da TV Farol, recebeu nesta segunda-feira (16), o Tenente Coronel Aristóteles, do 14º Batalhão da Polícia Militar de Serra Talhada.
Durante a entrevista, o Tenente Coronel apresentou uma retrospectiva das operações realizadas durante o ano, as áreas que são consideradas de risco na cidade, os serviços prestados pela Patrulha Rural e ainda sobre a Operação de Natal.
“Temos o registro de 22 mortes violentas intencionais, não é o que a gente desejaria nem como ser humano e nem como profissional, porque, a grande luta e o grande desafio que a gente tem, é este. Entregar a sociedade e a população, resultados expressivos, de uma forma que ela não perca algo que é direito dela, que é a paz social. Todavia, quando fazemos um comparativo, que é assim, que fazemos a ações do ano. No final do terceiro trimestre, nós tivemos um aumento que não retratava os trabalhos e ações que a gente vinha desenvolvendo. Chegamos em um pico de aquecimento no terceiro trimesre, com 15 homícídios, quando comparados com o ano anterior, apresentou o aquecimeno e vimos que precisávamos repactuar. Não tem como a gente enfrentar um número como este e não buscar soluções” declarou o comadante.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
ÁREAS DE RISCO
De acordo com informações do Tenente Coronel Aristóteles, algumas regiões da cidade apresentaram um maior índice de criminalidade, que foram identificados com um levantamento feito pela seção de inteligência. Diante disto, estas áreas, que englobam alguns bairros, são denominadas de áreas de risco e passaram pela intensificação de ações e monitoramento constantes.
“Nós precisávamos saber onde era que estava o ponto crucial, para otimizar os esforços operacionais que a gente tinha e chegasse novos esforços e pudesse desenvolver melhores ações. A gente observou o levantamento produzido pela seção de inteligência, que a mancha do Mortes Violentas Intencionais (MVI), acontecendo em Serra Talhada, da atividade criminal, se confunde com a mancha da atividade criminosa, como o tráfico de drogas’, disse, reforçando:
“Dividimos os quadrantes e começamos a atuar e entraram bairros como a Cohab, Mutirão, Borborema, Vila Bela e Bom Jesus, que são as áreas mais aquecidas de Serra Talhada, onde se registrou o maior número de MVI. A gente precisava intensificar os comandos operacionais nestas áreas, para que a gente avaliasse se os resultados surgiriam e fizemos isso. A gente desenvolveu as ações e espera 30 dias para avaliar, foi quando a gente saiu de 8 homicídios para 4, na área integrada. Há quase 70 dias a gente não registra um MVI em Serra Talhada” analisou o Coronel.
PATRULHA RURAL
Ainda durante a entrevista, O Coronel Aristóteles falou sobre a Patrulha Rural, um mecanismo desenvolvido para trazer maior segurança e tranquilidade também a população das áreas mais remotas. A medida, que está em funcionamento também diurno, tem trazido ótimos resultados.
“A Patrulha Rural faz parte do grupamento tático que é dividido em três especializadas. A Patrulha Rural, sua missão é atuar na zona rural e nos locais de mais difícil acesso. São rondas diárias diuturnamente, nos sete municíos da área rural. O motivo da criação foi alcançar as áreas mais distantes e a gente chega através da patrulha rural, que faz um trabalho de excelência, preventivo, ostensivo, que nos enche de orgulho”. pontuou.
OPERAÇÃO DE NATAL
Visando garantir a segurança da população no período de final de ano, a Polícia Militar reforçou o policiamento nas ruas, sobretudo no centro da cidade, no período em que aumenta a circulação de pessoas, principalmente no comércio. A operação, que anualmente acontece, é ainda realizada em outros municípios do estado.
“A gente começou uma operação que a gente denomina de Operação Papai Noel , que já é corriqueiro. Com esta operação, a gente entra com o incremento de lançamento de policiamento a pé, para trazer, sobretudo nesta área do centro de Serra Talhada e estamos chegando também ao município de Triunfo, para oferecer esta tranquilidade sem ser vítima da violência”, reforçou.
5 comentários em Coronel do 14º BPM faz balanço e aponta áreas de risco em ST