
Nesta terça-feira (24), a equipe de reportagem do Farol de Notícias esteve no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, o Hospam, em Serra Talhada, para conversar com alguns dos profissionais de saúde que ficaram de plantão nesta véspera de Natal.
Embora seja uma data em que é comum ser celebrada ao lado de familiares e amigos, para estes profissionais, a data já foi vivenciada também em anos anteriores, de plantão no hospital.
A reportagem do Farol conversou com o médico Dr. José Wilton, com a técnica de enfermagem Mônica Rodrigues e com a enfermeira Jéssica Ramos, que garantiram que os pacientes do Hospam tivessem atendimento caso na noite de Natal.
Segundo a equipe, o sentimento é de gratidão por proporcionar atendimento aqueles que necessitam.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Mônica Rodrigues é técnica de enfermagem há 5 anos, no Hospam e este é o quinto natal que passa trabalhando.
“É normal para mim, porque é como se fosse um plantão como outro qualquer, independente da data comemorativa, o paciente precisa de mim e eu tenho um juramento a cumprir. Eu gosto da minha profissão, amo o o que faço e faço sempre com muito amor. É um dia normal, mas a gente sabe que ao longo do dia a demanda vai aumentar.
Apesar de começar calma, devido as festividades, mas é muito gratificante quando chegam as 24 horas de dever cumprido. Hoje não seria o dia do meu plantão, mas surgiu a necessidade e eu me disponibilizei”, pontuou a técnica de enfermagem
“Eu quero deixar uma mensagem para os meus colegas de trabalho, de toda a área da saúde, é que olhem para o seu paciente com amor. Cada paciente que chega até você é o amor da vida de alguém, então, cuide do amor das pessoas, da forma como você gostaria que cuidassem dos seus amores.
“Para a população, eu digo que a gente está aqui sempre de braços abertos, juntos somos melhores, somos unidos e o hospital é a casa de todos. A gente vai fazer de tudo para atender a população com muito carinho, respeito e responsabilidade” afirmou Mônica.
Dr. José Wilton é médico clínico geral no Hospam e há quatro anos, passa a data trabalhando: “Já virou uma coisa rotineira para mim, trabalhar no dia 24. Durante toda a minha vida, minha família nunca foi muito apegada com datas e eu acabei optando por trabalhar neste período que muitas pessoas não queriam trabalhar e por mais que em algumas vezes, o fluxo de pacientes seja menor, ainda tem pessoas que vem para buscar atendimento de qualidade.
“Eu optei por trabalhar nestas datas comemorativas, visto que eu não gosto tanto das datas comemorativas e das festas e deixar a comemoração para o dia seguinte, com a família. Geralmente, em datas assim, o início do plantão é sempre mais tranquilo e no período noturno e na madrugada do plantão é que é mais movimentado”. afirmou o médico.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Jéssica Ramos, é enfermeira há 7 anos e há três anos trabalha no Hospam. “Este é o segundo ano que eu vou passar de plantão, mas é gratificante. A gente pensa na família que a gente deixa em casa, ma, é gratificante também vir para o trabalho, que a gente gosta, saber que tem outras pessoas que tem gente que precisa da gente. Eu opto também pela véspera, pra no feriado ficar com a minha família”, relatou a enfermeira.
8 comentários em Plantonistas do Hospam passam Natal trabalhando pelo outro