Ney Latorraca, ator de 'Vamp', 'TV Pirata' e outros papéis marcantes, morre no RJ - Imagem: Reprodução
Ney Latorraca, ator de ‘Vamp’, ‘TV Pirata’ e outros papéis marcantes, morre no RJ – Imagem: Reprodução

Com informações do Metrópoles

Faleceu nesta quinta-feira (26), o ator Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, desde o dia 20, em tratamento de câncer de próstata, e sua morte foi causada por uma sepse pulmonar.

Ney Latorraca construiu uma carreira brilhante ao longo de mais de 50 anos, atuando na televisão, no teatro e no cinema. Nascido em uma família ligada à música, com um pai crooner e uma mãe corista, ele começou sua trajetória artística ainda na infância, participando de radionovelas e peças de teatro escolar antes de ingressar na televisão, onde começou como figurante e rapidamente se destacou em novelas, séries e programas de comédia.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Ator já nasce ator. Aprendi desde pequeno que precisava representar para sobreviver. Sempre fui uma criança diferente das outras: às vezes, eu tinha que dormir cedo, porque não havia o que comer em casa. Então, até hoje, para mim, estou no lucro”, disse o ator em depoimento ao Memória Globo.

“O sucesso mexeu comigo, não sabia que o sucesso era tão violento desse jeito. Fiquei com medo na época, fiquei doente”, comentou o ator em entrevista ao Persona In Foco, da TV Cultura.

Ney Latorraca em Coração Alado, 1980 — Foto: Nelson di Rago / Globo
Ney Latorraca em Coração Alado, 1980 — Foto: Nelson di Rago / Globo

Em 2012, Ney passou por um período difícil, ficando quase 50 dias internado em uma UTI após uma cirurgia para remoção da vesícula, que resultou em complicações. Em decorrência dessa experiência, ele decidiu antecipar a elaboração de seu testamento, já que não tinha filhos.

O ator expressou sua intenção de destinar sua herança a instituições que promovem o teatro, área em que obteve grande sucesso. Ele afirmou que o documento estava pronto e que seu patrimônio acumulado ao longo da carreira seria direcionado a projetos sociais e artísticos.

Personagens antológicos

Ney Latorraca deixou sua marca na televisão brasileira, sendo parte de um dos maiores sucessos da Globo, a novela “Da Cor do Pecado”.

Casado há 29 anos com Edi Botelho, ele optou por uma vida discreta, longe da exposição pública, e suas redes sociais estavam inativas desde 2017.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Ney Latorraca interpretando Barbosa, na TV Pirata — Foto: Acervo Globo
Ney Latorraca interpretando Barbosa, na TV Pirata — Foto: Acervo Globo

O ator tinha um contrato vitalício com a TV Globo, uma escolha que contrastava com a tendência da emissora de encerrar contratos longos e adotar parcerias por obra. Ney fez sua estreia na Globo em 1975, na novela “Escalada”, escrita por Lauro Cesar Muniz, onde interpretou Felipe, um personagem que rapidamente conquistou o público.

Ao longo dos anos, ele se tornou conhecido por papéis icônicos, como Volpone em “Um Sonho a Mais” (1985), o vampiro Vlad em “Vamp” (1991) e Barbosa no humorístico “TV Pirata” (1988).

Ney Latorraca em 'Vamp' — Foto: Acervo TV Globo
Ney Latorraca em ‘Vamp’ — Foto: Acervo TV Globo