Sonda que fez aproximação histórica do sol envia primeiras informações - Foto: Reprodução/JHUAPL
Sonda que fez aproximação histórica do sol envia primeiras informações – Foto: Reprodução/JHUAPL

Com informações do Correio Braziliense

A sonda Parker, que recentemente realizou a maior aproximação do Sol já registrada, está “segura” e operando “normalmente”, conforme informou a NASA nesta sexta-feira (27).

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A espaçonave se aproximou do Sol na terça-feira (24/12), véspera de Natal, passando a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar. O principal objetivo da missão é aprimorar os estudos sobre o Sol, a estrela mais próxima da Terra.

As últimas informações recebidas da Parker foram transmitidas à equipe de operações do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, por volta da meia-noite desta sexta-feira.
Segundo a NASA, essa proximidade com o Sol permite que a sonda realize medições cruciais para entender como o material nessa região é aquecido a temperaturas que alcançam milhões de graus.

Além disso, a Parker ajuda a rastrear a origem do vento solar — um fluxo contínuo de partículas que se desprendem do Sol — e investiga como as partículas energéticas são aceleradas a velocidades próximas à luz.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Desenvolvida como parte do programa Living With a Star da NASA, a Parker Solar Probe tem como missão explorar aspectos do sistema solar que impactam diretamente a vida e a sociedade.
Para suportar as condições extremas próximas ao Sol, a sonda e seus instrumentos são protegidos por um escudo de carbono com 11,43 cm de espessura, capaz de resistir a temperaturas que chegam quase a 2.500 graus Fahrenheit (1.377 graus Celsius).