
Com informações do Metrópoles
O Ano Novo sempre traz a chance de estabelecer novas metas de saúde. Para os fumantes, um estudo divulgado nesta segunda-feira (30) trouxe informações importantes sobre os benefícios de abandonar o cigarro.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Realizada pelo University College London (UCL), a pesquisa revelou que cada cigarro consumido reduz, em média, 20 minutos da expectativa de vida de uma pessoa. Isso implica que, ao fumar um maço (com 20 cigarros), um fumante pode perder quase sete horas de vida.
Os efeitos negativos também se aplicam ao uso de vape. Publicada no Journal of Addiction, a análise mostra que os minutos perdidos são de 17 para homens e 22 para mulheres.
O estudo utilizou dados de duas pesquisas de longo prazo que monitoram a vida de fumantes britânicos. Uma delas, o British Doctors Study, abrange informações de saúde de cerca de 40 mil fumantes desde 1951. A outra, o Million Women Study, acompanha a saúde de um milhão de mulheres desde 1996, incluindo aquelas que fumam.
Benefícios de deixar o cigarro
Os pesquisadores destacam que, considerando que a média de consumo de cigarros na Inglaterra é de 10 por dia, quem decidir parar de fumar no Ano Novo poderá recuperar um dia de vida após a primeira semana de janeiro.
“As pessoas que fumam sabem que o cigarro é prejudicial, mas tendem a ter dificuldades de quantificar o impacto disso. Em média, indivíduos que fumam a vida toda perdem cerca de uma década de vida”, afirma a pesquisadora Sarah Jackson, líder do estudo e do grupo de pesquisa sobre tabaco da UCL, em comunicado à imprensa.
Ao completar um ano sem fumar, essa pessoa terá recuperado cerca de 50 dias de expectativa de vida. Sarah, uma das autoras do estudo, observa que a perda de expectativa de vida entre fumantes se torna mais evidente a partir da meia-idade, antecipando problemas que normalmente surgiriam apenas após os 70 anos em não fumantes, em média, uma década antes.
“Dificuldades para manter o fôlego e problemas de mobilidade, por exemplo, se antecipam e estão diretamente relacionados à frequência de fumo, ao tipo de filtro do cigarro fumado e até à forma que o organismo é suscetível às substâncias tóxicas da fumaça. De toda forma, é unânime que quanto mais cedo uma pessoa para de fumar, mais ela vive. Parar de fumar em qualquer idade melhora substancialmente a saúde e os benefícios começam quase imediatamente”, conclui a pesquisadora.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Pesquisas anteriores indicam que, apenas 72 horas após parar de fumar, a respiração se torna mais fácil e a energia aumenta. Após 12 semanas, a circulação sanguínea já apresenta melhorias, e após um ano sem fumar, o risco de ataque cardíaco é reduzido pela metade em comparação a quem continua fumando.