
Com informações da CNN Brasil
Em 2025, haverá três eclipses notáveis: dois solares e um lunar. Os eclipses solares serão parciais, enquanto o lunar será total, com destaque para a observação nas Américas. As datas para esses eventos são 14 e 29 de março, além de 21 de setembro, quando os olhares estarão voltados para o céu.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Os eclipses solares parciais ocorrem quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas não está perfeitamente alinhada, resultando em um efeito de ocultação parcial do Sol, que aparece como um crescente.
De acordo com a NASA, esse tipo de eclipse acontece pelo menos duas vezes ao ano em diferentes locais do planeta. O primeiro eclipse solar parcial de 2025 será no dia 29 de março, visível em partes do nordeste dos Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Islândia, além de algumas regiões da Europa e do noroeste da África.
O segundo eclipse solar parcial ocorrerá em 21 de setembro, sendo visível apenas em algumas áreas privilegiadas da Oceania, como Nova Zelândia, Fiji e uma pequena parte da Austrália, além da Antártida.
No dia 14 de março, um eclipse lunar total será visível em todo o Brasil. Durante esse fenômeno, a Terra bloqueará a luz do Sol que normalmente ilumina a Lua, fazendo com que ela adquira uma coloração avermelhada.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Veja quais eclipses acontecerão em 2025
Solares
29 de março — visível de forma parcial na Europa, na Ásia, na África, na América do Norte, na América do Sul, no Oceano Atlântico e no Oceano Ártico;
21 de setembro — visível de forma parcial na Austrália, na Antártida, no Oceano Pacífico e no Oceano Atlântico.
Lunar
14 de março — visível de forma total no Pacífico, nas Américas, na Europa Ocidental e na África Ocidental.