Fies 2025 terá mais de 115 mil vagas em cursos de graduação - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Fies 2025 terá mais de 115 mil vagas em cursos de graduação – Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Com informações do fdr

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a quantidade total de vagas disponíveis para o FIES 2025, que contará com duas seleções: uma no primeiro semestre e outra no segundo. O investimento total para este ano será de R$ 774 milhões.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O Fundo de Financiamento Estudantil abrirá suas inscrições em breve, oferecendo oportunidades em cursos de graduação em instituições privadas. Os candidatos que realizaram o Enem a partir de 2010 poderão se inscrever para mais de 112 mil vagas disponíveis.

De acordo com o MEC, ainda não foram divulgadas as instituições participantes, mas os estudantes poderão concorrer a 112.168 novas vagas, sendo 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo semestre.

Essa iniciativa é regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada em 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies), que também já antecipa as vagas para 2026 e 2027.

“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, informou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Para se candidatar a uma vaga do FIES Social, os interessados devem atender a algumas condições: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com uma nota válida, média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na redação superior a 0, além de não ter participado do exame como “treineiro”.

Também é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.