
Com informações do FolhaPE
O café da manhã é a principal refeição para quem quer passar por um envelhecimento saudável. Um estudo realizado pela revista científica Journal of Nutrition, Health and Aging identificou que consumir cerca de 20 a 30% das calorias diárias, logo no café da manhã, pode trazer benefícios a longo prazo, incluindo a longevidade.
O estudo mostra que, para um pessoa que consome em média 2 mil calorias por dia, a refeição deve conter cerca de 400 a 600 calorias. O objetivo principal do estudo é mostrar que é necessário manter o equilibrio das calorias entre as refeições, incluindo grãos integrais, frutas, vegetais, proteinas magras, evitando principalmente alimentos processados, ricos em açucares adicionados e gorduras.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Os cientistas analisaram também a relação entre a ingestão de energia e a qualidade da primeira refeição do dia, que podem influenciar nos principais indicadores de saúde, colestrerol, pressão arterial, peso corporal e fatores cardiometabólicos.
Neste estudo, foram acompanhados 383 participantes com idades entre 55 e 75 anos, com síndrome metabólica, durante o período de 3 anos. Os resultados mostraram que os indivíduos que tomaram café da manhã durante este período, apresentaram melhor qualidade geral da dieta e menor risco cardiometabólico.