Polícia prende suspeito de matar delegado pernambucano - Foto: Redes Sociais/Reprodução
Foto: Redes Sociais/Reprodução

Com informações da Folha de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Civil de São Paulo prendeu o principal suspeito de roubar e assassinar o delegado pernambucano Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos. O crime ocorreu no dia 14 de janeiro, enquanto a vítima caminhava pelo bairro Chácara de Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista, e foi registrado por câmeras de segurança.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o suspeito foi localizado na região de Paraisópolis após uma investigação que envolveu policiais do 11° Distrito Policial, onde Josenildo trabalhava, além de outras seccionais do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Os investigadores levantaram provas sobre a autoria do crime e conseguiram, junto à Justiça, o mandado de prisão”, afirmou a SSP-SP, que não divulgou o nome do preso.

A operação contou com a participação de policiais do Decap, com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).

Relembre o caso

As imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que o delegado Josenildo Belarmino é abordado. Natural de Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco, ele estava fora do expediente quando foi surpreendido. Nas gravações, é possível ver Josenildo caminhando vestido com camiseta, bermuda e chinelos. Um criminoso disfarçado como entregador chega em uma moto, estaciona próximo a uma obra e desce para abordar a vítima.

Armado e usando um capacete, o assaltante revistou Josenildo, que também estava armado. Em seguida, disparou quatro vezes contra ele: dois tiros atingiram suas costas, um no braço e outro na garganta. O delegado caiu ao lado de um carro enquanto o criminoso fugia em sua motocicleta. O caso foi classificado como latrocínio consumado.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Josenildo Belarmino havia recentemente concluído seu curso de formação na polícia e atuava no 11° Distrito Policial (Santo Amaro) há menos de um ano. Formado em Direito pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Unifacol), em Vitória de Santo Antão, ele prestou concurso para delegado da polícia paulista e foi convocado no dia 8 de dezembro de 2023, conforme publicado no Diário Oficial do Estado.