6 pessoas são presas em PE por extorquir vítimas no RS - Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Com informações do g1

Seis pessoas foram detidas pela Polícia do Rio Grande do Sul (RS) em uma operação realizada no Recife e em Olinda, Pernambuco, sob suspeita de envolvimento no chamado “golpe do namoro”.

A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (30), após uma denúncia de uma vítima de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que relatou ter transferido R$ 1,2 mil para o suposto golpista. A operação contou com a colaboração da polícia pernambucana.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Segundo a delegada da Polícia Civil do RS, Luciane Bertoletti, responsável pela operação, todos os detidos estavam envolvidos no esquema, que consiste em extorquir vítimas ao se passarem por mulheres interessadas em relacionamentos virtuais.

No caso em questão, um dos suspeitos criou um perfil falso em uma rede social e contatou um homem de Canoas, fingindo ser uma mulher em busca de um relacionamento. Após alguns dias de conversa, outro indivíduo, se passando pelo namorado da suposta mulher, começou a ameaçar a vítima, exigindo dinheiro para não cometer atos de violência contra ela.

“Com os prints da conversa, essa pessoa entra em contato e diz que descobriu a suposta traição virtual. Começa a ameaçar de morte, manda fotos e vídeos de gente sendo decapitada, usando informações que a suposta mulher já passou, como local de trabalho, endereço de onde mora”, explica a delegada.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

A Polícia Civil do RS também está investigando a origem das imagens enviadas pelos suspeitos. Além disso, a investigação revelou que um dos detidos movimentou cerca de R$ 100 mil via PIX em apenas um mês, o que sugere a existência de outras vítimas, possivelmente em diferentes estados.