
De acordo com informações de um alerta emitido pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS/PE), foram registradas no Recife, a ocorrência de 22 casos de intoxicação exógena, por uso de pomadas capilares, em penteados e tranças.
Diante disso, Giovanni Sá recebeu nesta quinta-feira (6), no Programa Falando Francamente da Tv Farol de Notícias no YouTube, a enfermeira Dra. Larissa Principe, da XI GERES.
Durante o Carnaval é ainda mais comum a utilização dos produtos para fixação dos cabelos e penteados, durante um longo período, entretanto, a prática pode ser prejudicial aos olhos, causando sérios riscos à visão. O calor, suor e a água, podem provocar lesões na córnea, causando dor, irritação e até cegueira temporária.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Estes casos de intoxicação exógena por pomadas capilares não são novos. Desde 2023, o estado segue em observação destes casos. Só em 2023 foram 50 casos notificados no estado, durante o período de janeiro, até o término do carnaval. Nesta epóca, todas as pomadas foram proibidas pela Anvisa mas, depois a Anvisa liberou uma nota, que tem na internet, uma lista com 409 pomadas que são liberadas para uso comercial, para modelagem. No entanto, algumas marcas ainda apresentam risco”, alertou Larissa Príncipe.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“Em 2024 foram monitorados 84 casos no estado, do período de fim de ano até o carnaval e neste ano, já somam 22 casos, até o momento, na Região Metropolitana do Recife, que representam uma emergência oftalmológica, em que os pacientes procuraram o a Fundação Altino Ventura e receberam atendimento. É algo preocupante porque através do contato com o suor, ou com a água, esta pomada pode acabar escorrendo do cabelo, para o olho e pode provocar reações alérgicas, até complicações mais graves” explicou a enfermeira.
RECOMENDAÇÃO
A enfermeira recomenda que em casos de intoxicações por uso de pomadas capilares, as pessoas, procurem imediatamente, a urgência oftalmológica.
Em Serra Talhada, a população pode procurar a Fundação Altino Ventura, de segunda a sexta-feira, para buscar atendimento gratuitamente.
3 comentários em XI Geres alerta para casos de intoxicação por pomadas capilares