INSS 2025: Veja quem receberá o 13º salário primeiro - Foto: INSS/Divulgação
Foto: INSS/Divulgação

Desde 2020, o Governo Federal vem adotando a política de antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. A medida, que tem como objetivo aquecer a economia e movimentar recursos mais cedo, liberou a primeira parcela do abono no calendário de abril e a segunda no de maio nos últimos anos. No entanto, para 2025, a antecipação ainda não foi confirmada, embora haja grandes chances de o governo manter a tendência.

A decisão sobre o calendário de pagamentos do 13º salário do INSS em 2025 deve ser anunciada em breve. Enquanto isso, é possível prever como funcionará a distribuição do benefício com base na lógica de escalonamento utilizada nos anos anteriores. O pagamento segue a ordem crescente do penúltimo dígito do número de benefício (NB), começando pelo dígito 1 e seguindo até o 0. Além disso, os beneficiários que recebem o valor equivalente ao piso do INSS são os primeiros a serem contemplados.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Quem receberá o 13º do INSS primeiro em 2025?

No primeiro dia do calendário de pagamentos, ainda sem data confirmada, a primeira parcela do 13º salário será liberada para aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem o piso do INSS e têm o penúltimo dígito do NB igual a 1. Os demais seguirão a ordem nos dias úteis subsequentes, conforme o dígito do NB. A mesma lógica será aplicada para a segunda parcela.

Possíveis cenários para o calendário de pagamentos em 2025

Embora o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado, existem duas possibilidades para o pagamento do 13º salário em 2025:

Sem antecipação (segundo semestre):

  • Primeira parcela: paga no calendário tradicional do INSS, com base no mês de agosto.
  • Segunda parcela: liberada no cronograma referente ao mês de novembro.

Com antecipação (primeiro semestre):

  • Primeira parcela: paga no calendário do INSS, com base no mês de abril.
  • Segunda parcela: liberada no cronograma referente ao mês de maio.

A decisão final será anunciada pelo Governo Federal e pelo INSS em breve. Enquanto isso, os beneficiários podem acompanhar as atualizações nos portais oficiais do governo e do INSS.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como consultar o 13º salário do INSS?

Na semana que antecede o início dos pagamentos, os beneficiários poderão consultar o valor do abono e outras informações pertinentes na plataforma “Meu INSS”, disponível para desktop e celular. Basta acessar o extrato de pagamento para verificar os detalhes. Vale lembrar que o 13º salário não é pago aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), já que se trata de um auxílio assistencial, e não previdenciário.