
Milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já estão de olho no calendário de pagamento do 13º salário de 2025. Nos últimos anos, o órgão tem adotado a prática de antecipar o benefício, liberando os valores ainda no primeiro semestre do ano. Essa medida, que se tornou uma expectativa para os segurados, deve ser confirmada novamente em 2025, embora o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado pelo Governo Federal.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Antecipação do 13º salário
Tradicionalmente, o pagamento do 13º salário ocorre nos últimos meses do ano, conforme estabelecido pelo calendário oficial do INSS. No entanto, nos últimos anos, o órgão tem antecipado o benefício, liberando as parcelas entre abril e maio. Essa prática tem sido bem recebida pelos aposentados e pensionistas, que contam com o recurso extra para cobrir despesas ou planejar gastos ao longo do ano.
A antecipação do 13º salário é feita em duas parcelas, e a tendência é que o modelo seja mantido em 2025. De acordo com informações do portal EI Investidor, a expectativa é que o pagamento comece a ser liberado entre abril e maio do próximo ano, seguindo o padrão dos anos anteriores.
Como funciona o pagamento do 13º salário?
O valor do 13º salário é proporcional ao tempo em que o beneficiário recebeu o auxílio do INSS ao longo do ano. Isso significa que quem já recebe o benefício desde o início de 2025 terá direito ao valor integral. Já aqueles que começaram a receber o benefício no meio do ano terão o valor calculado de acordo com os meses de elegibilidade.
O pagamento é creditado automaticamente na mesma conta bancária onde o beneficiário recebe o auxílio mensal. Como as duas parcelas costumam ser liberadas em sequência, é importante que os aposentados e pensionistas fiquem atentos aos depósitos, para que o benefício não passe despercebido.
O que esperar para 2025?
Embora a antecipação do 13º salário tenha se tornado uma prática recente do INSS, o calendário oficial de 2025 ainda não foi divulgado. Por isso, os aposentados e pensionistas devem aguardar a confirmação do Governo Federal para saber exatamente quando os valores serão depositados.
Enquanto isso, a expectativa é que o modelo de pagamento em duas parcelas seja mantido, com a primeira parcela sendo liberada no primeiro semestre. A medida, que tem como objetivo aliviar o orçamento dos beneficiários, é especialmente importante em um contexto de ajustes financeiros e aumento do custo de vida.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Fique atento aos prazos e depósitos
Para garantir que o 13º salário seja recebido sem contratempos, é fundamental que os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados no INSS, principalmente as informações bancárias. Além disso, é recomendável acompanhar as atualizações do calendário de pagamentos, que será divulgado assim que confirmado pelo Governo Federal.