
Com informações da CNN Brasil
Uma intensa onda de calor está prevista para afetar o Brasil entre os dias 12 e 21 de fevereiro, com maior impacto nas regiões Sudeste e Sul, mas também atingindo o Centro-Oeste e o Nordeste. As temperaturas elevadas podem gerar uma sensação térmica que, em algumas áreas, pode chegar a impressionantes 70°C, conforme dados da tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A sensação térmica, que pode ser entendida como a percepção individual do calor, é, na verdade, um fenômeno mensurável. Segundo a especialista em clima da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, essa medida é calculada levando em conta a temperatura e a umidade relativa do ar. O resultado dessa combinação é o que se conhece como sensação térmica.
Em Porto Alegre, a previsão para esta terça-feira (11) aponta uma máxima de 39°C, com umidade do ar atingindo até 95%. Isso pode resultar em uma sensação térmica de até 70°C. Já em São Paulo, os dias 12 e 13 devem registrar máximas entre 34°C e 35°C, com a umidade podendo chegar a 85%, o que pode elevar a sensação térmica para mais de 50°C, alcançando até 56°C.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
No Rio de Janeiro, a previsão também é de calor intenso, com temperaturas podendo chegar a 39°C na quarta-feira (12) e umidade do ar em torno de 88%. Essa combinação pode levar a uma sensação térmica de até 66°C, alertando a população sobre os riscos associados a essas condições extremas.