Nasa anuncia data de retorno de astronautas “presos” no espaço - Foto: Divulgação/NASA
Foto: Divulgação/NASA

Com informações do Metrópoles

A Nasa anunciou que os astronautas americanos Butch Wilmore e Suni Williams, que estão há mais de 250 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), poderão retornar à Terra mais cedo do que o previsto. A dupla, que chegou à ISS em junho do ano passado no primeiro voo de teste tripulado da Boeing Starliner, deve voltar para casa em 12 de março, a bordo de uma cápsula SpaceX Dragon. A data representa uma antecipação de algumas semanas em relação ao planejamento original, que previa o retorno para o final de março.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A decisão de trocar a cápsula SpaceX Crew Dragon, que será usada na missão Crew-10, permitiu o ajuste no cronograma. Inicialmente, Butch e Suni deveriam passar apenas uma semana no espaço, mas problemas técnicos com os sistemas de propulsão e hélio da Starliner levaram a Nasa a devolver a cápsula vazia à Terra após três meses, deixando os astronautas em órbita por um período prolongado.

“Exploração espacial é algo cheio de surpresas”, afirmou Steve Stich, responsável pelo programa de tripulação comercial da Nasa, em um comunicado.

Estadia longa, mas sem recorde

Apesar de terem passado mais de 250 dias consecutivos em órbita, Butch e Suni não superaram o recorde de Frank Rubio, astronauta norte-americano que completou 371 dias na ISS em 2023. Rubio ficou preso no espaço após a espaçonave russa que o levaria de volta à Terra apresentar um vazamento.

Em janeiro, Wilmore e Williams afirmaram que, apesar da longa estadia, continuavam animados e aproveitando o tempo na estação espacial. “Ainda temos bastante comida e estamos aproveitando a experiência”, disseram os astronautas.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Missão histórica e desafios técnicos

A missão de Butch e Suni marcou o primeiro voo tripulado da Boeing Starliner, uma cápsula desenvolvida para transportar astronautas para a ISS. No entanto, os problemas técnicos enfrentados durante o voo de teste levaram a Nasa a adiar o retorno da dupla e a priorizar a segurança dos astronautas. Agora, com o uso da cápsula SpaceX Dragon, a agência espacial espera garantir um retorno seguro e eficiente.