
A eleição para Rainha da Cavalgada à Pedra do Reino 2025, realizada no último sábado (15), foi marcada por uma polêmica que tomou conta das redes sociais.
De acordo com informações do Blog Geo Belmonte, uma das candidatas foi desclassificada após a denúncia de suposto incentivo financeiro para angariar votos.
Após apuração, a comissão organizadora da festa constatou a irregularidade, fundamentando a desclassificação no regulamento.
Ainda sem rainha, o ex-prefeito e ex-vereador Antonio Oliveira de Carvalho Barros (Antonio de Alberto) foi anunciado na última quinta-feira (13) como o rei da cavalgada a Pedra do Reino 2025.
Em contato com o Farol de Notícias a Associação Cultural Pedra do Reino emitiu uma nota oficial detalhando o desenrolar da eleição. Leia na íntegra:
NOTA DA ASSOCIAÇÃO PEDRA DO REINO
A Associação Cultural Pedra do Reino conduz a Cavalgada há 30 anos, enfrentando lutas e desafios para preservar essa tradição e valorizar nosso patrimônio cultural.
Entre os momentos marcantes da Cavalgada, a Eleição para a Rainha da Cavalgada à Pedra do Reino sempre se destaca como uma celebração especial.
Neste ano, a campanha das candidatas, realizada de 7 a 15 de fevereiro, foi amplamente reconhecida pela qualidade, pelo resgate da nossa história e pela promoção dos principais pontos turísticos da região.
No entanto, o processo eleitoral enfrentou momentos difíceis. Durante a votação no Instagram da ACPR, a Comissão de Escolha de Rei e Rainha, com a devida autorização dos demais membros da associação, precisou tomar uma decisão difícil, mas necessária, para garantir a lisura da eleição, história e o turismo de Belmonte.
Com base em fatos concretos, a comissão optou pela desclassificação de uma das candidatas. Essa decisão foi um ato doloroso, mas essencial para reafirmar nosso compromisso com a transparência.
Após esse episódio, outra candidata oficializou sua desistência. Com o término da votação e a confirmação de que a candidata que permaneceu cumpriu todas as normas estabelecidas, a comissão declarou oficialmente o encerramento da eleição.
Reiteramos que a ACPR possui a comprovação completa de todas as etapas do processo eleitoral, disponível para consulta. A ACPR lamenta os ocorridos desse processo e reafirma seu compromisso com a cultura, a história e o turismo de Belmonte.
2 comentários em Candidata a Rainha da Cavalgada é desclassificada