13º salário do INSS já tem previsão para depósito da 1ª parcela - Foto: Divulgação/Anasp
Foto: Divulgação/Anasp

A procura por informações sobre o pagamento do 13º salário do INSS já começou entre os aposentados e pensionistas. Para alívio desses grupos, o governo tem adiantado esse benefício nos últimos anos, o que contribui para melhorar a qualidade de vida de quem depende desses recursos e ajuda a movimentar a economia do país.

O calendário oficial ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que em 2025 a primeira parcela do 13º salário seja antecipada mais uma vez. Nos últimos anos, o pagamento da primeira parcela ocorreu entre abril e maio, enquanto a segunda foi liberada entre maio e junho.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Por que a antecipação é importante?

A antecipação do 13º salário é mais do que um alívio financeiro. Ela traz impactos positivos tanto para os beneficiários quanto para a economia como um todo. Entre os principais benefícios estão:

  • Melhora na qualidade de vida: Com o dinheiro em mãos, os aposentados e pensionistas podem quitar dívidas, pagar contas atrasadas ou até mesmo fazer compras importantes.
  • Estímulo à economia: A injeção de recursos na economia impulsiona o consumo e, consequentemente, a geração de empregos.
  • Facilidade no planejamento financeiro: A antecipação permite que os beneficiários organizem melhor suas finanças ao longo do ano, evitando surpresas desagradáveis.

Quem tem direito ao 13º salário?

Todos os aposentados e pensionistas do INSS têm direito ao benefício, incluindo aqueles que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. O valor pago é proporcional ao tempo em que o beneficiário recebeu o auxílio no ano anterior.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como ficar informado sobre o pagamento?

Para não perder nenhuma novidade sobre o 13º salário, os aposentados e pensionistas tem algumas opções para ficarem informados sobre o pagamento, entre elas:

  • Acompanhar as notícias divulgadas pela mídia e pelas redes sociais oficiais do governo.
  • Utilizar o aplicativo Meu INSS, que é a principal ferramenta para consultar informações sobre benefícios e serviços.
  • Em caso de dúvidas é possível entrar em contato com o INSS pelos canais de atendimento disponíveis.