PIS/Pasep 2025: Trabalhadores poderão sacar até R$ 1.518 nesta segunda (17) - Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O abono salarial do PIS/PASEP, um benefício anual que ajuda a complementar a renda de milhões de trabalhadores, já tem data marcada para começar a ser pago. A partir desta segunda-feira (17), cerca de 2 milhões de brasileiros que atendem aos critérios necessários poderão sacar o valor, seguindo o calendário oficial divulgado pelo governo. Enquanto o PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, o PASEP é voltado para os servidores públicos.

Esse benefício, que pode chegar a um salário mínimo, é uma forma de reconhecer o trabalho formal e oferecer um suporte financeiro extra para quem mais precisa. O valor varia de acordo com o tempo de trabalho no ano-base de referência (2023), e seu objetivo é garantir um alívio no orçamento de muitas famílias.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Quem pode receber o abono salarial?

Para ter direito ao abono, é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (2023);
  • Ter recebido até dois salários mínimos por mês em 2023;
  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter os dados cadastrais informados corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como saber se tenho direito?

Para consultar se você está na lista de beneficiários, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o site do Gov.br. Você vai precisar do seu CPF e da senha do Gov.br para fazer a consulta.

Qual o valor do abono?

O valor do abono salarial depende do número de meses trabalhados no ano-base. Quem trabalhou os 12 meses do ano pode receber até um salário mínimo. Para quem trabalhou menos tempo, o valor é proporcional.

Como funciona o calendário de pagamento?

O pagamento será feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Então, fique atento ao calendário oficial para saber exatamente quando o seu dinheiro estará disponível.

MÊS DE NASCIMENTO DATA DE PAGAMENTO

  • Janeiro 17 de fevereiro
  • Fevereiro 17 de março
  • Março e Abril 15 de abril
  • Maio e Junho 15 de maio
  • Julho e Agosto 16 de junho
  • Setembro e Outubro 16 de julho
  • Novembro e Dezembro 15 de agosto

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como sacar o benefício?

Trabalhadores da iniciativa privada (PIS): Se você é cliente da Caixa Econômica, o valor será depositado automaticamente na sua conta corrente ou poupança. Caso contrário, o pagamento será feito por meio da poupança social digital.

Servidores públicos (PASEP): Clientes do Banco do Brasil recebem o valor diretamente na conta corrente ou poupança. Os demais podem sacar o benefício em qualquer agência do Banco do Brasil.