Papa Francisco está com infecção polimicrobiana, diz Vaticano  - Foto: Mikdev/Pixabay
Foto: Mikdev/Pixabay

Com informações do g1

O papa Francisco enfrenta um quadro clínico considerado “complexo” devido a uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, conforme informou o Vaticano em um comunicado divulgado às 9h da manhã desta segunda-feira (17), no horário de Brasília. O pontífice, de 88 anos, que assumiu o papado em 2013, teve seu tratamento alterado após o diagnóstico, e ainda não há previsão de alta. Ele continuará internado no hospital pelo tempo que for necessário para sua recuperação.

Segundo o boletim oficial, “os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Mais cedo, um porta-voz do Vaticano havia informado que o papa estava em condição estável de saúde, que havia dormido bem durante a noite, tomado café da manhã e estava de “bom humor”. No entanto, não foi confirmado se Francisco voltou a apresentar febre, sintoma que vinha diminuindo ao longo dos dias, de acordo com os boletins médicos divulgados anteriormente.

Apesar da mudança no tratamento, os médicos já haviam recomendado repouso absoluto ao pontífice. Por conta disso, ele precisou cancelar todos os seus compromissos. Mesmo assim, segundo a emissora italiana Mediaset, Francisco manteve sua prática recente de fazer ligações para membros de uma paróquia católica em Gaza, mesmo durante o fim de semana em que esteve hospitalizado.

O papa também pediu desculpas por não poder participar da oração semanal que costuma liderar aos domingos na Praça de São Pedro. Além disso, ele não pôde comandar uma missa especial para artistas, que estava programada para comemorar o Ano Jubilar da Igreja Católica.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Este é o quarto dia de internação do pontífice, que vem lidando com a infecção respiratória desde o início do mês. Ele foi hospitalizado no Gemelli, em Roma, na manhã de sexta-feira, e desde então tem recebido cuidados médicos para garantir sua recuperação.