Por Paulo César Gomes, Professor, escritor, analista político e âncora da TV Farol
Mal acabou as eleições de 2024, e já entrou em pauta as eleições de 2026. O que mais tem se destacado nesse sentido é que a prefeita reeleita Márcia Conrado (PT), não perdeu uma oportunidade para citar o nome do deputado federal Fernando Monteiro (PP), candidato à reeleição.
O fato é que Fernando Monteiro, é do Centrão e não faz parte do Partido dos Trabalhadores (PT), o que deixa a militância petista contrariada.
Inclusive, porque, a iniciativa da prefeita vai na contramão da orientação dado pelo presidente Lula, que quer o PT elegendo mais deputados e senadores, do que em relação aos eleitos em 2022.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Porém, a militância da prefeita está crente que Monteiro, que por diversas características lembra um ‘brigadeiro de chocolate’, irá tirar mais de 15 mil votos. O problema é que o consumo em excesso de ‘brigadeiro de chocolate’, pode causar enjoo e as vezes, chatos.
Nesse sentido, é bom destacar que Márcia foi reeleita com a maior votação da história, com quase 28 mil votos. No entanto, ela registrou uma queda percentual na sua votação, mesmo sendo a primeira prefeita reeleita e viu oposição crescer após quatro anos de mandato.
Em 2004, Carlos Evandro foi eleito com 44,41%, dos votos válidos e reeleito com 51,94%. Em 2012, Luciano Duque, foi eleito 53,93% e reeleito 55,74%. Em 2020 Márcia Conrado foi eleita com 60,54% e reeleita em 2024 com 57,68%.
Márcia foi alertada por diversas vezes sobre problemas pontuais na gestão que poderiam influenciar na opinião, no entanto, preferiu ignorar. O resultado foi uma queda considerável na sua popularidade.
Para 2026, o cenário é bem complexo. Desde o apoio a chapa a governador do estado, onde os principais líderes do estado estão divididos entre Raquel Lyra e João Campos. Aliados importantes em 2024, como Sebastião Oliveira e Marília Arraes, vão de João Campos. Já o seu principal opositor, Luciano Duque, vai de Raquel.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Diante disso, é possível dizer que Fernando Monteiro, o deputado ‘brigadeiro de festa’, não terá vida fácil, pois irá disputar Waldemar Oliveira, Eriberto Medeiros, Pedro Campos, Carlos Veras, Fernando Filho, entre outros, votos da base da prefeita.
Além disso, contará com uma forte rejeição dos petistas, já que na visão destes, Monteiro se apropria de obras do governo Lula para simplesmente aparecer nas redes sociais.
Nos bastidores, já há quem afirme que Luciano Duque será o deputado estadual mais votado e Waldemar Oliveira o federal mais votado, seguido pelo candidato que Luciano Duque apoiar.
Pelo jeito ainda continuarem vendo Fernando Monteiro por essas bandas por muitas vezes, sempre sorridente, posando para fotos e sem perder uma festa. Coisa de um insistente “brigadeiro chocolate”.
10 comentários em Fernando Monteiro parece mais um ‘brigadeiro de festa’ em ST