Por Paulo César Gomes, professor, pesquisador, escritor, apresentador da TV Farol e colunista do Farol de Notícias
Na manhã de ontem (22) a reportagem do Farol entrevistou, com exclusividade, o empresário João Duque de Souza, que no próximo mês completará 97 anos. Bem-humorado e bastante comunicativo, o patriarca da família Duque falou sobre vários temas, entre eles, política, família, entre outros.
O primeiro tema da entrevista foi sobre a ligação de ‘Seu João Duque’ com a família de dona Francisquinha Godoy, assassinada pelo marido, Zezinho Carvalho, em 07 de setembro de 1973, em sua residência, em Serra Talhada.
Francisquinha era prima de Dona Socorro Godoy, esposa falecida de João Duque. “Eu estava na Igreja (Concatedral de Nossa Senhora da Penha) quando um dos filhos pequenos dela veio e o coloquei nos braços, e ele me disse que o pai havia matado a mãe”, afirmou o empresário, que ao seu indagado sobre o que sentiu quando recebeu a notícia, descreveu como um “choque muito forte”, já que gostava muito de Francisquinha.
REPERCUSSÃO
João Duque também relembrou a repercussão do fato na cidade. “Isso (o feminicídio) revolucionou a cidade, ela era uma senhora que todo mundo gostava. A cidade ficou abalada com um fato tão cruel. Para mim, um fato inédito, um crime tão violento, surpreendeu, abalou a população. Só um homem em estado de loucura pode cometer esses atos de violência com a própria esposa”, reforçou.
João Duque é apontado pelos filhos que ficaram órfãos da mãe, como uma das pessoas que mais ajudou no momento em que ficaram sozinhos no mundo.
Sobre isso, o empresário faz questão de dividir as ações com outros amigos e parentes da professora Francisquinha.
“Eu participei. Quem ajudou muito foi ‘Seu Madeira” e Leonor Godoy, Netinha (Vanete Almeida), minha amiga também. Eu lembro muito de Leozinho (Léo Godoy), que trabalhou aqui”.
No final da entrevista, João Duque fez uma promessa em relação aos filhos da professora. “Enquanto vida eu tiver, não deixarei a nenhum filho de Francisquinha que precisar de mim!”.
Nesta segunda-feira (24) você verá o restante da entrevista com o empresário considerado o ‘pai’ do comércio de Serra Talhada.
6 comentários em João Duque revela detalhes sobre o caso Francisquinha Godoy