Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol
Na segunda parte da reportagem do Farol, com o empresário João Duque de Souza, você vai saber quais são os conselhos que ele tem para os jovens casais, para terem um casamento longevo como o dele, com a professora Maria do Socorro de Godoy Souza (Dona Socorrinha), 91 anos, que faleceu em setembro de 2021. Uma união que durou 68 anos.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Veja bem, hoje os jovens se casam do dia para noite, e logo em seguida terminam, depois se casam de novo, e ninguém entende nada”, comentou ‘Seu João’, que em seguida explicou o que se deve fazer para se viver união feliz. “É preciso paciência, um escutar o outro. Não precisa ficar naquela de que sempre está certo. Eu estou certo! Não. Pára, escuta e conversa com respeito e assim o casamento fica fortalecido com as bênçãos de Deus!”
“NÃO NASCI PARA A POLÍTICA, MEU NEGÓCIO É O COMÉRCIO”
Durante a entrevista, João Duque também falou sobre política. “Hoje na família da gente tem Miguel, Luciano e Duquinho, todos envolvidos na política. Eu sempre preferi o comércio”.
Ao ser indagado sobre as probabilidades de reeleição de Luciano Duque para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o patriarca sintetizou o seu raciocínio, sem dar maiores detalhes. “Política é uma coisa muito complicada”.
Em 2022, o patriarca da família Duque se envolveu diretamente com a eleição do filho, tornando-se o principal cabo eleitoral. Nesse pleito, Luciano Duque obteve mais de 21 mil votos, tornando-se o deputado mais votado da história de Serra Talhada.
Ainda falando de política, João Duque, acabou fazendo uma revelação. Ele contou que foi convidado tanto por Pereiras com Ignácios, para ser candidato a prefeito, com apoio deles e em todas as oportunidades, declinou os convites.
“Fui convidado tanto por um lado como por outro. Fui convidado por Enock Ignácio e por Micena (Vicente Inácio de Oliveira, pai de Inocêncio Oliveira e Tião Oliveira), e fui também por ‘Seu Lorena’ (Luiz Lorena, representante das famílias Pereiras e Conrados). Não aceitei. Meu negócio é esse (comércio), estou nesse ramo há 79 anos”, explicou Duque pai.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)
Segundo ele, a veia política dos filhos e do neto, tem a ver com a tradição herdada da família de Dona Socorro, que era parente direta de Agamenon Magalhães (Ministro da República, Deputado Estadual e Federal e Governador de Pernambuco), Moacir Godoy (prefeito de Serra Talhada), Methódio de Godoy (Deputado Estadual), Ribeiro Godoy (Deputado Estadual), Afrânio Godoy (Deputado estadual), entre outros.
Já no final da entrevista, ‘Seu João’ já estava bastante descontraído. A reportagem do Farol aproveitou para provocá-lo a revelar a idade de João Duque de Souza Filho, o Duquinho. No entanto, o empresário foi sagaz e despistou, sem antes dar um discreto sorriso e dizer:
“Duqinho! Eu não lembro direito o ano. Uma das coisas que mais sinto é falta de memória. Mais sei que primeiro vem Fátima, depois Duquinho, Goreti, Luciano, Lucile, Marcelo, Murilo, Adriano (in memoriam)”.
A reportagem do Farol aproveita para provocar os faroleiros a desvendarem o mistério da idade do bom e velho amigo Duquinho. Quem acertar vai receber um picolé de jaca, no oferecimento de Giovanni Sá e receberá o prêmio ao vivo, no novo estúdio do Programa Falando Francamente.
1 comentário em João Duque revela que quase entrou na política em ST e dá conselhos