
Com informações do g1
Na madrugada desta segunda-feira (24), o Vaticano informou que o papa Francisco “passou bem a noite, dormiu e está descansando”. O pontífice, que continua lutando contra uma pneumonia dupla, segue internado na Policlínica Gemelli, em Roma, onde recebe cuidados médicos intensivos.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
No domingo (23), o Vaticano divulgou um boletim médico detalhando que o papa apresenta uma insuficiência renal leve, mas que está sob controle. O comunicado também destacou que Francisco não está mais em crise respiratória, embora seu quadro clínico continue crítico e complexo.
“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias”, afirmou o boletim. “Alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado.”
O papa segue utilizando almofadas nasais para receber oxigênio em altos fluxos (oxigenoterapia), um procedimento que ajuda a aliviar a dificuldade respiratória. “O papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite”, informou o Vatican News.
Apesar do quadro delicado, o pontífice está “vigilante e bem orientado”, segundo o Vaticano. Em uma oração escrita no domingo (23), Francisco agradeceu às inúmeras mensagens de apoio e orações que tem recebido de fiéis ao redor do mundo. “De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, escreveu.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A equipe médica responsável pelo tratamento do papa ressaltou que ele não corre risco iminente de morte, mas também não está fora de perigo, devido à sua condição de “paciente frágil”. Por isso, a previsão é que Francisco permaneça internado por pelo menos mais uma semana, sob observação constante.