Nesta quarta-feira (19), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da Tv Farol de Notícias no Youtube, a Enfermeira Obstetra Isabel Amorim. Ela está a frente do Ambulatório de Planejamento Familiar e Reprodutivo do Hospital Professor Agamenon Magalhães, Hospam, em Serra Talhada.
Em funcionamento desde fevereiro de 2024, o ambulatório já soma aproximadamente 300 atendimentos realizados a mulheres de Serra Talhada e região, que estejam desde o início da idade fértil, até a menopausa e buscam pelo método contraceptivo de implantação de dispositivo intra-uterino, popularmente conhecido como DIU.
Em novembro de 2024, a reportagem do Farol conversou com a enfermeira responsável pelo ambulatório e com Leonardo Carvalho, diretor do Hospam, sobre o serviço ofertado. Relembre
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“A gente iniciou estes ambulatório desde fevereiro de 2024, depois de um treinamento que o estado ofertou para todos os hospitais regionais, abriu este espaço e a Gerência de Saúde da Mulher e o ambulatório em cada hospital regional, para o planejamento familiar com inserção e retirada de DIU, caso queiram retirar. Estamos com o ambulatório há um ano e a gente já atendeu em média umas 300 mulheres, de municipios da XI GERES”, explicou Isabel.
“O DIU disponibilizado pelo Hospam é o de cobre, que tem como ação, a mudança do endométrio (parede do útero) pela liberação de íons de cobre na cavidade uterina, impedindo a passagem do espermatozóides, agindo antes da fecundação. O dispositivo aumenta a concentração de cobre no muco cervical, dificultando a mobilidade dos espermatozóides que morrem antes de fecundarem o óvulo. Este tipo que a gente oferta, a mulher pode passar até 10 anos a partir da inserção, essa é a validade, mas existem outros, com outras validades” complementou a enfermeira.
“Este tem uma vantagem sobre os outros que é não fazer modificações, por exemplo, em relação a questão hormonal, não interfere na questão hormonal da mulher. Não mexe com a libido da mulher. Existem alguns efeitos adversos que podem acontecer, como o aumento do sangramento vaginal durante a menstruação, aumentar a cólica, mas isso é apenas até o organismo da mulher acostumar com ele, cerca de 2 há 3 meses, passa e fica normal e não mexe também com a fertilidade da mulher. Se faz a retirada, a mulher já pode engravidar a qualquer momento” concluiu Amorim.
ATENDIMENTOS
Os atendimentos do ambulatório do Hospam acontecem todas as terças-feiras, das 8h às 16h. Os atendimentos são previamente agendados pelo setor de regulação do município de Serra Talhada ou pela regulação do hospital.
Para maiores informações, as interessadas podem entrar em contato com o setor de Regulação do Hospam, através do número: (87) 988758440