Nos dias 20 e 21 de março, das 10h às 18h, na entrada e nas salas de consultórios do Shopping Serra Talhada ocorrerá a mostra de tecnologias e projetos do Programa Mais Ciência na Escola em Pernambuco, em parceria com a Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire (ETE-Prof. Paulo Freire), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST).
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O Mais Ciência na Escola é um programa que tem como principal objetivo disseminar o letramento digital e a educação científica no sertão de Pernambuco por meio da implementação de 75 Laboratórios Maker em escolas públicas da região. Espaços para promover a experimentação, desenvolvimento de projetos, produtos e habilidades nos professores e estudantes dessas escolas.
O evento conta com uma exposição de algumas das tecnologias e produtos que estarão presentes nos Laboratórios Maker, como impressoras 3D, cortadora a laser, kits de robótica e eletrônica. Nessa ação haverá ainda exposição de projetos premiados nacionalmente e que foram desenvolvidos na Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, de Carnaíba, produtos e projetos do LabMaker do IFSertãoPE – Campus Salgueiro, além de uma exposição dos cursos da UFRPE-UAST.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O Mais Ciência na Escola busca estimular carreiras científicas e contribuir na formação de professores e estudantes ofertando treinamentos para esses atuarem nos laboratórios, bem como promovendo o relacionamento entre as escolas e instituições de ciência e tecnologia como universidades, institutos, museus, incubadoras, dentre outros. Dessa forma, em parceria com algumas instituições parceiras do projeto, serão ofertadas oficinas relacionadas à Cultura Maker e manufatura digital.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dias 20 e 21/03 – 10 às 18h
Mostra de Tecnologias e Projetos (Mais Ciência na Escolas, UFRPE-UAST e ETE Prof. Paulo Freire)
Público: Público Geral
Local: Entrada do Shopping e Sala de Consultórios
Dia 20/03 – 10:30 às 11:30h
Oficina 01 – Ciência impressa: a Arte Rupestre na tecnologia 3D
Ministrante: MSc. Gustavo Silva de Amorim (UFRPE – RENOEN)
Público: 12 vagas (a partir de 12 anos)
Dia 20/03 – 14:00 às 16:00h
Oficina 02 – Colorindo Dobraduras: Uma Jornada pelo Origami e Guache | Formando Gestores: Descobrindo o urbanismo com o jogo Trilhas Urbanas
Ministrantes: Ana Cristina e Júllya Mesquita (Oficina do Saber Criativo, IFSertãoPE – Campus Salgueiro)
Público: 12 vagas (a partir de 8 anos)
Dia 20/03 – 14:00 às 16:00h
Oficina 03 – Arte em movimento: Modelando ideias com Canetas 3D
Ministrantes: Vislaine Matias e Akácio (Oficina do Saber Criativo e LabMaker, IFSertãoPE – Campus Salgueiro)
Público: 12 vagas (a partir de 10 anos)
Dia 21/03 – 10:30 às 11:30h
Oficina 04 – STEAM MAKER: Desenvolvendo Habilidades do Futuro
Ministrantes: José Luiz e Eduardo da Silva (ETE-Prof. Paulo Freire)
Público: 12 vagas (a partir de 12 anos
Dia 21/03 – 14:00 às 15:00h
Oficina 05 – Robótica Educacional
Ministrantes: José Luiz e Eduardo da Silva (ETE-Prof. Paulo Freire)
Público: 12 vagas (a partir de 12 anos)
Dia 21/03 – 14:00 às 16:00h
Oficina 06 – Desenho e Criatividade: Paisagem com Giz Pastel Oleoso
Ministrantes: Erick Figueredo e Wender Andrade (Oficina do Saber Criativo, IFSertãoPE – Campus Salgueiro)
Público: 12 vagas (a partir de 9 anos)