
Com informações da Folha de Pernambuco
A Polícia Civil de Pernambuco, com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação Contra Pista, cumprindo 42 mandados de prisão contra membros de torcidas organizadas envolvidos em atos violentos. A ação também inclui 24 mandados de busca e apreensão domiciliar e três mandados de internação provisória de menores.
As investigações, iniciadas em 1° de fevereiro, tiveram como estopim os violentos confrontos ocorridos durante o Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport. Os grupos são investigados por crimes como provocação de tumulto, lesão corporal, tentativa de homicídio e corrupção de menores.
“Com a deflagração, busca-se reduzir os casos de violência envolvendo torcidas organizadas que praticam atos brutais, movidos pela intolerância esportiva”, informou a Polícia Civil em nota oficial.
Abrangência da operação
Os mandados estão sendo cumpridos em seis municípios:
- Região Metropolitana do Recife: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Paulista e Igarassu
- Zona da Mata: Vitória de Santo Antão
Todos os presos e materiais apreendidos estão sendo encaminhados para a sede da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, em Olinda.
Coordenação das investigações
As apurações foram conduzidas pelo delegado Raul Junges, titular da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DPRIE), com assessoria da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel). Segundo as autoridades, novos detalhes sobre a operação serão divulgados posteriormente.