
Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol
Por iniciativa do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural (IHGCST), a Filarmônica Vilabelense recebeu duas Moções de Aplauso pela passagem dos seus 120 anos de História, uma concedida pela Câmara de Vereadores, sendo subscrita pelos dezessete vereadores, e a outra pela Assembleia Legislativa, através do dep. estadual Luciano Duque.
A Filarmônica Vilabelense possui vários marcos importantes na sua história: no início de 1905, por iniciativa do Tabelião Antônio Timóteo de Lima, os poucos músicos da então Villa Bella resolveram tocar em grupo e promover retretas dominicais para divertir a pequena população da Vila.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Outro marco importante na história da Banda foi a sua participação na festa da padroeira (N.S. da Penha) daquele mesmo ano (1905) a convite do Monsenhor Afonso Antero Pequeno, tendo ficado registrado o dia 29 de agosto de 1905 (hasteamento da bandeira) como sua primeira exibição oficial, o que já acontece ininterruptamente há quase 120 anos. Sendo assim, uma das Filarmônicas mais antigas do estado de Pernambuco.
Hoje a banda é uma Associação que presta serviço à prefeitura e recebe por empenhos, independente de apresentações. Esse modelo de parceria foi instituído na gestão Márcia Conrado, e pelo ex-presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Anildomá Souza (Domá).
PATRIMÔNIO IMATERIAL E SESSÃO SOLENE
O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural (IHGCST) de Serra Talhada vai iniciar uma campanha para que em breve a Filarmônica Vilabelense possa concorrer ao título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco, dada a sua importância histórica e cultural para o Sertão e todo o estado.
Ao mesmo tempo, IHGCST, prepara junto com a mesa diretora da Câmara de Vereadores, uma sessão solene para a entrega da Moção de Aplauso, com direito a homenagem a músicos já falecidos e familiares.
FALTA DE PRESERVAÇÃO DA FACHADA DA SEDE BANDA
A falta de atenção dos poderes públicos com a fachada da sede da Filarmônica mostra que a preservação do patrimônio histórico de Serra Talhada é remetido a um terceiro plano. O prédio que por mais de meio século funcionou como sede do Poder Legislativo, merece uma atenção especial, assim como, as instalações internas, músicos e instrumentos.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Por isso, nesse em comemoração aos 120 anos de história, o IHGCST, faz uma apelo público para que a fachada da sede da banda seja restaurada e que seja colocada uma placa contando detalhes da história do prédio e da Filarmônica Vilabelense.
3 comentários em Instituto Histórico de ST faz apelo pela restauração do prédio da Filarmônica