Superlotação e falta de profissionais no Hospam: 'Situação desumana'

Fotos enviadas por leitores ao Farol

Serra-talhadenses estão indignados com as filas no Hospam, hospital de urgência e emergência do centro de Serra Talhada, e os poucos profissionais técnicos de enfermagem presentes para auxiliar no atendimento.

A reportagem do Farol de Notícias recebeu uma denúncia de leitor, que pediu para não ser identificado, sobre a quantidade de pessoas aglomeradas nos corredores do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães na última terça-feira (15).

Superlotação e falta de profissionais no Hospam: 'Situação desumana'

Segundo o relato, mais de 200 pacientes estariam sendo atendidos por apenas três técnicos de enfermagem em determinados turnos. A fonte classificou a situação como “desumana”, destacando que muitos pacientes permanecem horas sentados em cadeiras.

“No Hospam, a falta de empatia com os profissionais de saúde da emergência adulto está excessiva. Tem sido desumano, mais de 200 pacientes para três técnicos”, reclamou o leitor, continuando:

“Pacientes mais sentado em cadeiras, passando mal, intercorrendo e, na maioria das vezes, não têm nem maca para colocar os mesmos, exames com mais de 4 horas para sair”.

O OUTRO LADO

Procurada pela reportagem do Farol de Notícias, a direção do Hospam emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso.

De acordo com o diretor, Leonardo Carvalho, o hospital está preparado para receber as altas demandas de pacientes e enfatizou a equipe de profissionais de saúde disponíveis.

NOTA HOSPAM

Boa tarde leitores do Farol de Notícias e população em geral

O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães é uma instituição porta aberta para situações de urgência e emergência, atendendo não só Serra Talhada, como outra cidades da nossa região e de outros estados circunvizinhos.

Contamos com equipes multiprofissionais para atender as demandas que surgirem. Lembrando que todas as escalas estão de acordo com o dimensionamento da Secretaria Estadual de Saúde e dos Conselhos de Medicina e de Enfermagem. Nossa emergência adulto conta com 3 médicos clínicos, 2 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem, além de possuir em nossa triagem, 1 enfermeiro e 1 técnico de enfermagem, por plantão.

Reforçamos também que recebemos uma visita da Engenharia do Governo de Pernambuco, onde apresentamos a proposta de ampliação de nossas emergências. É prioridade de governo aumentar as emergências dos Regionais.

Porém, na foto acima, podemos notar que os pacientes estão todos acomodados, seja em poltronas (sala de observação), seja em cadeiras, recebendo todo o cuidado que merecem. Recebemos o reforço de 50 camas hospitalares novas, poltronas novas, longarinas novas.

Reforço também que com o chamamento de mais 13 médicos clínicos gerais do último concurso, possuiremos diariamente 4 clínicos para atender a necessidade da população.

Buscamos sempre melhorar o atendimento para que os que nos procuram tenham uma assistência de qualidade.

Leonardo Carvalho

Direção Geral

Superlotação e falta de profissionais no Hospam: 'Situação desumana'Superlotação e falta de profissionais no Hospam: 'Situação desumana'